O aeroporto Dr. Francisco Tomé da Frota da cidade de Iguatu passa a ser administrado pela Infraero a partir da próxima segunda-feira, 28. A vice-governadora Jade Romero assinou o contrato válido por cinco anos com a empresa pública nacional nesta quarta-feira, 23.
Com a formalização, a Infraero assume todos os serviços referentes ao funcionamento do equipamento estadual, desde a gestão administrativa e operacional, incluindo manutenção da infraestrutura e segurança operacional e aeroportuária.
A empresa federal será remunerada a partir das arrecadações tarifárias e comerciais dos aeroportos. O prazo contratual para prestação dos serviços é de 60 meses e representa ao Tesouro Estadual uma economia estimada de até R$ 22 milhões anuais.
Além de Iguatu outros nove aeroportos integram o contrato: Aracati, Cruz-Jericoacoara, Camocim, Sobral, São Benedito, Crateús, Tauá, Campos Sales e Quixadá.
Pista
A pista do aeroporto de Iguatu passou por obras de requalificação para melhorar a segurança operacional durante os pousos e as decolagens das aeronaves. Entre as ações executadas, terraplanagem na faixa de pista, além de alargamento do bueiro em um canal que passa sob uma das cabeceiras. A terraplanagem fez uma preparação do terreno para funcionar como área de escape, melhorando a segurança para eventuais problemas em aeronave durante o pouso. A área de escape ficou com 30 metros de largura, sem inclinações, deformidades e buracos, em conformidade com as normas da Agência Nacional de Aviação Civil, Anac.
0 comentários