Iniciada a instalação da adutora no Rio Jaguaribe

03/08/2019

Teve início a obra de instalação da adutora que vai interligar poços na bacia do Rio Jaguaribe em Iguatu até a Estação de Tratamento de Água (ETA) no bairro Cocobó. Na quarta-feira, 31, máquinas realizaram os primeiros trabalhos de intervenção com a limpeza do leito.  A nova adutora é uma alternativa ao abastecimento da sede da cidade de Iguatu junto com que já está sendo captado pelo anunciado Aquífero do Julião.

A adutora é de tubo Defofo, 300mm, terá uma extensão de 1.390 metros e vazão de 250 mil litros por hora. A obra tem custo de R$ 1.057.000,00 e prazo de execução de 60 dias. As máquinas realizam o trabalho de terraplanagem e limpeza da vegetação melhorando o acesso.

Máquinas realizam o trabalho de liberação de acesso

Percurso

A adutora parte da área de captação – poços e reservatório de reunião – segue por dentro do leito do Rio Jaguaribe, sobe entre as pontes rodoviária e ferroviária, depois segue em toda a extensão da Rua Alfredo Leopoldo, cortando as ruas 21 de abril, 27 de novembro, Coronel José Adolfo, Otaviano Benevides, Wilson Roriz, Alzira Bandeira, Dário Rabelo, Professor Antônio Chaves até a ETA no Cocobó. “Chegando à estação, nossa equipe fará todo o processo de tratamento do líquido com adição de cloro e filtração para destruição aos usuários”, destacou Edval Lavor, superintendente do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).

Na semana passada, o prefeito Ednaldo Lavor, vereadores, secretários, equipe técnica do SAAE, representantes da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH) e o assessor do diretor presidente da COGERH, Carlos Bortolini, visitaram a área de captação que fica às margens do Rio Jaguaribe e a Estação de Tratamento de Água (ETA) no Cocobó. “A visita técnica consistiu em percorrer o trecho por onde a adutora vai passar, por ruas da cidade, analisar e verificar pontos que necessitam de maior atenção como também avaliar possíveis riscos”, explicou Edval.

O superintendente adianta que a obra deverá ser concluída em tempo hábil e ratifica que a medida será uma alternativa e emergencial para ampliar a oferta de água no sistema de abastecimento de Iguatu. “Estamos trabalhando para assegurar o abastecimento da cidade”, frisou. “Esperamos ainda a ligação da subestação da Enel na região do Aquífero do Julião para iniciarmos o bombeamento da água, ampliando a oferta para a ETA do Cocobó”.

A obra tem custo de mais de R$ 1mi e prazo de execução de 60 dias – Foto Divulgação

Reservatório

O açude Roberto Costa (Trussu), responsável por abastecer Iguatu e Acopiara, está perdendo volume e acumula apenas 2,7%. A água já está com a qualidade cada vez mais comprometida com o passar dos dias. A quadra chuvosa nos últimos seis anos não foi suficiente para a recarga do reservatório.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *