A Região Centro-Sul cearense ganhou os dez primeiros leitos em unidade pública de Saúde. Em Icó, foi inaugurada, anexa ao Hospital Regional, a Unidade de Terapia Intensiva, “Hospital Covid”, como vem sendo chamado, foi entregue na tarde da última segunda-feira, 25. O complexo hospitalar ganhou dez leitos clínicos, outros dez estão previstos para ser concluídos na próxima semana.
A UTI foi montada no prédio que seria para funcionar a Unidade de Pronto Atendimento UPA. Mas a unidade de serviço nunca foi entregue à população. De acordo com a secretária da Saúde de Icó, Oriana Nunes, inicialmente viria um hospital de campanha, mas diante da logística e que seria temporário, a prefeita Laís Nunes, em parceria com o Governo Federal e Governo do Estado, resolveu em contrapartida fazer essa reforma e adaptação no prédio para receber a UTI. O melhor é que será permanente. Um grande feito histórico para nossa cidade e região”, disse, apontando que a UTI fica vizinho ao Hospital Regional de Icó. Isso viabilizou a transformação para tratar pacientes com o novo coronavírus.
Os equipamentos foram enviados pelo Governo do Ceará. Em solenidade simples com a presença de poucas pessoas ligadas ao gabinete e à pasta da saúde, a prefeita Laís Nunes, através de plataforma digital, falou sobre a importância desse momento, afirmando que os leitos irão fortalecer a assistência hospitalar na região.
A previsão, de acordo com a Secretaria de Saúde do município, é que a partir da próxima semana mais 10 leitos clínicos serão também anexados ao Hospital Regional de Icó.
Iguatu Em Iguatu, há dez leitos de UTI credenciados ao Sistema Único de Saúde – SUS que estão funcionamento há um mês no Hospital São Vicente. No Hospital São Camilo, também da rede particular, há também dez leitos. Outros dez leitos também estão sendo instalados no Hospital Regional do Município. No início desta semana, o Governo do Estado enviou dez respiradores para a unidade de saúde. A previsão é que UTI comece a funcionar na primeira semana de junho.
0 comentários