João 8:44 – O que você ainda não sabia sobre o pai da mentira

29/10/2022

Luís Sucupira é repórter fotográfico, jornalista (MTE3951/CE) e escritor.

A história da foto desta semana traz a imagem de uma pintura da argentina Aldana Dominguez Gonzalez cujo título fala das duas caras – a da mentira e a da verdade.

Comecemos com João 8:44.

44: “Vocês pertencem ao pai de vocês, o Diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira.”

45: “No entanto, vocês não creem em mim, porque digo a verdade!”

O diálogo acima se passa em mais uma tentativa dos fariseus de armarem contra Jesus. Este percebeu que uma mulher seria apedrejada se ele concordasse e aí perguntou se todos estavam limpos do pecado. A conversa andou, rodou, mas ninguém havia entendido alguns bons recados. O arremate de Jesus foi cruel aos hipócritas quando os colocou como filhos do diabo e a serviço dele.

Disse-lhes Jesus que quando fariseus e hipócritas atendem e defendem o diabo estão falando de um mito que é algo que no senso comum, pode significar “mentira”, “pegadinha”, “absurdo”. Na mitologia grega há o Mito da Caverna, em que Platão explica sobre a ignorância da humanidade e o mito de Narciso, um rapaz grego tão bonito quanto arrogante, apaixonou-se pela própria imagem refletida na água e como castigo ali afogado morreu. O mito é uma fantasia que abre os olhos para a verdade que os hipócritas não querem ver e nem ouvir falar. Preferem continuar na caverna afogando-se no lago da sua falsa beleza.

Jesus fala que o diabo é um homicida, pois não tem apego à vida e nenhuma empatia pelas pessoas, pois amar seria apegar-se à verdade, mas nele só há mentira. E quando mente está a falar na sua própria língua: a mentira.

Jesus é muito claro quando diz que aqueles que não estão em Verdade não podem crer Nele e, assim, servem ao pai da mentira. Não pode ser cristão aquele que defende a morte e a tortura, o roubo, a infidelidade e atenta contra a vida do irmão. Pior são aqueles que fazem tudo isso em nome de Deus, em total blasfêmia acreditando em uma falsa sintonia com o amor. Fariseus e hipócritas são blasfemadores e fundamentalistas que a tudo deturpam para que o seu poder de influência e manipulação possam ser exercidos.

Engana-se e engana os outros aquele que diz que Deus está acima de nós. – Não! Ele está no meio de nós, da mesma forma nenhuma nação está acima do seu povo, mas é feita pelo povo e para o povo. Portanto, nada há que justifique que estas duas colunas sejam a base da formação da família e do conceito de liberdade. É possível ter uma nação subjugada e um deus que não representa o verdadeiro sentido que a Palavra exorta. Nesses casos, em ambas, não há liberdade e não pode existir a família.

Largamente usado por políticos sem escrúpulos e adoradores da mentira, inclusive de forma confessa, nesta mesma passagem, em João 8:32, está dito que “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará”. Mas é em João 8:42 que Jesus explica o que é a mentira e quem é o pai dela. Ele deixa claro que sem entender sobre o que é a mentira e como conhecer o mentiroso, será muito difícil conhecer a verdade e através dela libertar-se.

Sim, milhões foram enganados e mal sabiam que a melhor definição do Mito, pai da mentira, estaria a apenas alguns versículos à frente. Levou-se quatro anos, 700 mil vidas e 33 milhões de famintos para entendermos que para conhecer a verdade, antes era necessário descobrir quem é o pai da mentira e é impossível não entender o que Ele diz de tão clara que é.

A liberdade está próxima, ao alcance da mão e na ponta do dedo. A mentira pode ter inundado seus olhos de travas e abafado os seus ouvidos, mas será a verdade que nos libertará. Está literalmente nas suas mãos. Viva a democracia. Viva em Verdade.

 

MAIS Notícias
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel

É muito comum o insucesso na venda do imóvel ser atribuído ao comércio imobiliário, crise econômica, entre outros fatores que muitas vezes são culpados sem na realidade serem de fato os vilões. Na realidade existem diversos motivos que impedem ou dificultam uma venda...

O Mel da Abelha Rainha
O Mel da Abelha Rainha

Depois de dias cansativos de trabalho, Maria Bethânia desembarca no aeroporto de Salvador, pega um taxi e se encaminha para casa em busca de seu merecido descanso. Era véspera do Dias dos Namorados. O taxista, querendo agradar a baiana, liga o som do carro e, de...

Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar
Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar

Os loteamentos embora existam no nosso país há diversas décadas, somente em 2009 eles ganharam maior destaque com o lançamento do programa de governo minha cada minha vida (MCMV). Na nossa cidade de Iguatu é  preciso que se diga que desde 2009  até os tempos atuais,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *