João Viana de Araújo, ex-deputado e ex-prefeito, falece aos 89 anos

08/02/2020

O município de Cedro, no Centro-Sul do Ceará, está de luto com a morte do ex-prefeito e ex-deputado estadual João Viana de Araújo. Ele faleceu na quinta-feira, 06, em Fortaleza, aos 89 anos de idade. João Viana estava com a saúde bastante debilitada e há alguns dias o estado dele vinha se agravando.

João Viana fazia parte de tradicional família militante do meio político no Ceará, com atuação no município de Cedro. Ele foi eleito para a prefeitura mais de uma vez e para a Assembleia Legislativa. Houve comoção e momentos de emoção no último adeus ao político.

Sua primeira eleição para a Assembleia Legislativa do Ceará foi em 1962, mas ele começou a disputar eleições e a fazer política partidária quatro anos antes, em 1958, quando se candidatou pela primeira vez a prefeito do município pela extinta UDN-União Democrática Nacional, não obtendo êxito. Quando deputado chegou a ser eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa, no período do governo Gonzaga Mota.

Corpo do ex-prefeito João Viana, em cortejo sendo levado pelo carro do Corpo de Bombeiros pelas ruas da cidade

50 anos de mandato

João Viana era um político nato. “Nasceu para fazer política”, diziam alguns correligionários e até seus opositores. Foi deputado estadual em 1962, 1967, 1971, 1975, 1979, 1983 e 1995. Em 1963, 1987 e 1991 assumiu como suplente e chegou a presidir a Assembleia Legislativa do Ceará, tendo assumido também o Governo do Estado na ausência do governador e vice. Em Cedro, foi prefeito nos períodos de 1997 a 2000; 2001 a 2004; e 2009 a 2012.

Mas João Viana não era somente político. Era advogado e filósofo e em muitas situações da vida pública ele tomava decisões e fazia declarações com base em pensamentos filosóficos, pois acreditava que a Filosofia, além de uma ciência, também é um instrumento de reflexão pelo qual todos deviam se espelhar.

O corpo do ex-prefeito e ex-deputado foi conduzido numa aeronave de Fortaleza até o aeroporto de Iguatu, de onde seguiu num veículo funerário até a cidade de Cedro, onde foi conduzido num cortejo em viatura do Corpo de Bombeiros, percorrendo as principais ruas da cidade até a igreja matriz e de lá para o cemitério São João Batista onde foi sepultado.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *