O município de Cedro, no Centro-Sul do Ceará, está de luto com a morte do ex-prefeito e ex-deputado estadual João Viana de Araújo. Ele faleceu na quinta-feira, 06, em Fortaleza, aos 89 anos de idade. João Viana estava com a saúde bastante debilitada e há alguns dias o estado dele vinha se agravando.
João Viana fazia parte de tradicional família militante do meio político no Ceará, com atuação no município de Cedro. Ele foi eleito para a prefeitura mais de uma vez e para a Assembleia Legislativa. Houve comoção e momentos de emoção no último adeus ao político.
Sua primeira eleição para a Assembleia Legislativa do Ceará foi em 1962, mas ele começou a disputar eleições e a fazer política partidária quatro anos antes, em 1958, quando se candidatou pela primeira vez a prefeito do município pela extinta UDN-União Democrática Nacional, não obtendo êxito. Quando deputado chegou a ser eleito vice-presidente da Assembleia Legislativa, no período do governo Gonzaga Mota.
50 anos de mandato
João Viana era um político nato. “Nasceu para fazer política”, diziam alguns correligionários e até seus opositores. Foi deputado estadual em 1962, 1967, 1971, 1975, 1979, 1983 e 1995. Em 1963, 1987 e 1991 assumiu como suplente e chegou a presidir a Assembleia Legislativa do Ceará, tendo assumido também o Governo do Estado na ausência do governador e vice. Em Cedro, foi prefeito nos períodos de 1997 a 2000; 2001 a 2004; e 2009 a 2012.
Mas João Viana não era somente político. Era advogado e filósofo e em muitas situações da vida pública ele tomava decisões e fazia declarações com base em pensamentos filosóficos, pois acreditava que a Filosofia, além de uma ciência, também é um instrumento de reflexão pelo qual todos deviam se espelhar.
O corpo do ex-prefeito e ex-deputado foi conduzido numa aeronave de Fortaleza até o aeroporto de Iguatu, de onde seguiu num veículo funerário até a cidade de Cedro, onde foi conduzido num cortejo em viatura do Corpo de Bombeiros, percorrendo as principais ruas da cidade até a igreja matriz e de lá para o cemitério São João Batista onde foi sepultado.
0 comentários