Jovem confeiteiro se destaca na confecção de bolos gigantes

27/07/2019

Em Iguatu, um jovem vem se destacando na confeitaria com um trabalho diferenciado. Roberto Júnior passou a fazer bolos personalizados bem grandes de réplicas de igrejas e imagens sacras. Os bolos são feitos por encomenda, normalmente durante as festas religiosas de padroeiros. Nas contas já somam seis grandes bolos, incluindo os mais recentes desafios que foram os bolos do altar da igreja de Nossa Senhora do Carmo em Jucás e o da imagem representando Senhora Santana com Maria no colo, com mais de 1 metro de altura e pesando cerca de 90 quilos. O bolo foi uma doação do confeiteiro para a paróquia matriz de Iguatu.

“Foi uma semana de intenso trabalho até que tudo ficasse pronto. Desde a elaboração do projeto à construção do bolo. Pesquisei na internet essa imagem de Santana e não encontrei. Fotografei e medi a imagem que tem na igreja matriz. Fizemos uma força tarefa com uma equipe formada por mim, minha esposa Liliany, Jacinta e Milton. Eu projetei a estrutura interna com madeira compensada e grandes parafusos. Isso para dá sustentação interna, porque toda estrutura de coberta feita com pasta américa teve que se sustentar só pela consistência mesmo. Tudo isso depois de modelada, para ser pintada. Como a imagem tem muito tom de ouro, essa tonalidade tivemos que fazer com tinta comestível em pó. Foi pintada à mão. Assim como todo o bolo”, explicou Roberto Júnior, mostrando-se gratificado pelo desafio concluído.

Loucura e desafios

“A gente já fica esperando saber qual loucura ele vai fazer. Quando ele me chamou a primeira vez, fiquei sem acreditar, mas depois que mostrou todo o projeto vi que iria dar certo assim como vem acontecendo com todos os bolos que ele já fez”, comentou a confeiteira Jacinta Alves, que auxiliou na construção do bolo.

“A gente vai aprendendo. Eu não tinha nenhuma noção de como era que ele fazia esses bolos. Quando tem esses desafios, abdico do meu trabalho, deixo de fazer minhas vendas para ficar ajudando ele. É gratificante ver o resultado depois de pronto. E o melhor: o carinho e elogios das pessoas com ele”, acrescenta Liliany Custódio, esposa de Roberto Júnior.

Os bolos são feitos por encomenda, normalmente durante as festas religiosas de padroeiros

A produção dos bolos acontece em um espaço da casa do casal, que foi transformado em confeitaria. Roberto Júnior passa praticamente o dia todo. Ele mesmo que pesa, faz o preparo das massas e a mistura dos ingredientes. Literalmente põe a mão na massa para que tudo seja feito com zelo e gosto pelo que faz. “Às vezes tem gente que duvida e pensa que o bolo não é de verdade, mas é todo ele é comestível”.

Aprendizado e satisfação

Desde que passou a se dedicar à confeitaria, Roberto Júnior vem ganhando destaque pelos bolos que faz para festas, eventos sociais e religiosos, principalmente com a confecção de bolos gigantes em formato de igrejas e imagens sacras. “Já fomos desafiados para mais uma aventura. Em julho do próximo ano, vamos fazer a imagem de Nossa Senhora do Carmo, padroeira de Jucás. Até lá vamos perfeiçoando as técnicas e melhorando cada vez mais. Porque cada trabalho desse é um aprendizado”, comenta.

O bolo com de Senhora Santana chamou atenção pela riqueza de detalhes. “Fiquei impressionado com o talento desse rapaz. É um artista, uma verdadeira obra de arte. Merece sim nosso reconhecimento e parabéns”, comentou o radialista Djacir Araújo.

O bolo de Santana foi leiloado na noite da quinta-feira, 25, no encerramento do novenário da padroeira de Iguatu, por R$ 8 mil. Como uma promessa, a inspiração para o artista foi fazer uma réplica da imagem original da Santa, que chegou a Iguatu há 300 anos. E o melhor de tudo isso é que sempre vem dando certo. “É trabalhoso, demorado, mas no final o resultado é de satisfação.

Por conta de tanto sucesso, o jovem já colhe bons frutos do próprio esforço. Em média chega a produzir, cerca de cinco bolos por dia, para os mais diversos eventos sociais, principalmente aniversários. Em média um bolo custa R$ 90,00. Isso dependendo do tamanho, do pequeno ao grande. Aumentou também a procura de pessoas em aprender a fazer bolos e ganhar renda.

Ingredientes

Ao todo para montar o bolo de Santana foram utilizados 12 quilos de farinha de trigo com fermento, 120 ovos, 6 quilos de margarina, 8 litros deleite, 12 quilos de açúcar, 10 quilos de recheio, 2 quilos de chocolate em barra, 20 quilos de pasta americana e 2 quilos de glacê. O bolo chegou a pesar cerca de 90kg, com pouco mais de 1,20m de altura.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *