Justiça determina posse de Alisson Barreto na Câmara Municipal de Iguatu

13/07/2024

O Tribunal de Justiça do Ceará, por meio da 1ª Vara Cível da Comarca de Iguatu, determinou a posse do suplente de vereador Alisson Barreto (AGIR) na Câmara Municipal. A decisão, emitida na terça-feira, 9, estipula que Alisson ocupe a vaga deixada pelo vereador Zilfran Ferreira (Republicanos), que se licenciou do cargo. Atualmente, a vaga é ocupada pela vereadora Elielza Maria Barreto, conhecida popularmente como “Xuxa da Saúde”.

A chegada de “Xuxa” ao Legislativo municipal gerou controvérsias e discussões nos bastidores. Com apenas 42 votos, ela superou Alisson, que obteve 1.046 votos, devido a um entendimento inicial da Câmara de que Alisson, ao mudar de partido, teria perdido o direito à vaga.

Em resposta, Alisson Barreto recorreu à Justiça com um mandado de segurança, argumentando que sua desfiliação do Partido Republicanos ocorreu dentro do período da ‘janela partidária’, não configurando infidelidade partidária. O juiz Carlos Eduardo Carvalho Arrais acatou o pedido de Alisson e determinou sua posse imediata, que deve ocorrer dentro de 10 dias.

Com o início do recesso parlamentar na próxima semana, que deve durar 15 dias, Alisson Barreto deverá assumir o cargo somente após o término desse período. Assim, “Xuxa da Saúde” exercerá a função de vereadora por menos de uma semana, participando de apenas cinco sessões.

Saiba mais

Além de Alisson, outros dez suplentes de vereadores que obtiveram mais votos do que “Xuxa” também mudaram de partido. Aos 76 anos, Elielza Maria Barreto, conhecida carinhosamente como “Xuxa da Saúde”, tornou-se a parlamentar mais experiente da atual formação da Câmara Municipal de Iguatu.

Com uma trajetória de 30 anos como servidora pública no setor de saúde local e uma atuação destacada como presidente da Associação do Bairro Flores por três anos, Xuxa assumiu um novo desafio em sua vida pública.

Elielza ganhou o apelido de “Xuxa da Saúde” devido ao seu carisma e popularidade entre as crianças, em referência à famosa apresentadora dos anos 80, Xuxa Meneghel. O apelido foi dado pelo médico Helder Sarmento. Ao longo de sua carreira na saúde pública, ela conquistou a admiração e o respeito da comunidade.

Mãe de sete filhos, avó de cinco netos e bisavó de uma bisneta, Xuxa lançou sua candidatura à vereadora duas vezes antes de finalmente conseguir uma cadeira na Câmara.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *