Lagoa de Iguatu cheia forma uma linda paisagem, mas é desconhecida dos moradores

O reservatório secou em 2014, mas neste ano graças às boas chuvas transbordou e renovou um espetáculo de rara beleza natural distante a menos de 5km do centro da cidade

30/07/2022

Honório Barbosa
Especial para o A Praça

 

A lagoa de Iguatu recebeu maior recarga dos últimos dez anos e transbordou no recente período chuvoso. Atualmente, o reservatório natural acumula cerca de 90% de sua capacidade. Em suas duas margens, a paisagem é linda e poderia atrair visitantes, mas é um espaço desconhecido da maioria dos moradores.

Reza a tradição que a lagoa de Iguatu é uma das maiores do Ceará. O arquiteto e urbanista Paulo César Barreto lembra que os primeiros colonizadores portugueses, que tomaram posses de suas terras, onde hoje é Iguatu, a partir da obtenção de seus documentos de sesmarias, passaram a morar e trabalhar no entorno das lagoas Itans e de Iguatu, dando início à formação do núcleo rural e depois urbano.

“Antes haviam os índios, os primeiros habitantes, mas foram nessas terras que o homem branco chegou para sua ocupação definitiva”, pontuou Paulo César. O arquiteto visitou esta semana a lagoa, fez fotos e destacou o cenário que observou: “uma paisagem linda, observada em todos os ângulos, com um sol aberto e um céu límpido, azul, e uma luminosidade que faz contraste com a água e a vegetação, criando diversas tonalidades”.

Paulo César frisa que “é preciso visitar a lagoa de Iguatu para sentir o quão belo é o local, pertinho da cidade”.

Maravilha

O pescador José Artur França, que há 55 anos trabalha na lagoa de Iguatu, lembrou que o reservatório secou em 2014 e nos últimos oito anos não havia recebido um volume total. “Isso aqui é uma maravilha e já deu muitos peixes que vendíamos para o Piauí e Cariri, mas precisa ser repovoado porque a pesca está fraca, após esses anos de seca”, disse. “Para mim, esse espaço é uma maravilha, uma coisa muito bonita, uma beleza que temos no Iguatu”.

Luiz Gomes, seresteiro e criador de suínos, também ressaltou que a lagoa “encheu mais do que os outros anos atrás” e lembrou que, em 2021, as chuvas foram boas, mas não foi o suficiente para a lagoa transbordar. “Algumas pessoas vêm aqui tomar banho, pescar e outros plantam grãos em vazantes. Tudo isso aqui é muito bonito”.

Localização

Há dois acessos. Um é por meio da rodovia asfaltada que liga Iguatu a Jucás. Na localidade de Lagoa de Iguatu ou antiga quadra da mangueira, onde está em implantação um posto de combustível, a entrada é feita em estrada de terra ao lado da capelinha da comunidade, cerca de 800 metros até a margem do reservatório, em terras da família Chaves.

Para a outra margem da lagoa, o acesso é por um corredor, no início da conhecida estrada do Baú, em propriedade do médico Delano Mendonça. Nesta área, há também terras de herdeiros das famílias Nogueira e Chaves.

MAIS Notícias
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde
Prefeito eleito anuncia secretário de saúde

Cumprindo o que prometeu durante a campanha, o prefeito eleito Roberto Filho anunciou ontem, dia 15 de novembro de 2024, um nome técnico técnico para a Secretaria de Saúde do município de Iguatu. Trata-se do médico anestesiologista, também especialista em gestão...

Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu
Iguatuense Alyson Alves vence duas competições de jiu-jitsu

O iguatuense Alyson Alves de Araújo conquistou o 1º lugar em duas categorias absoluto no Fortaleza Spring International Open de Jiu-Jitsu. O evento reuniu atletas de todo o país. Alyson Macaco levou o nome de Iguatu ao pódio com muita garra e dedicação. Nascido e...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *