Legislativo ressalta Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo

07/04/2019

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril e para rememorar a data foi realizada uma sessão especial no plenário da Câmara Municipal de Iguatu (CMI) na última terça-feira, 02. Além dos parlamentares e secretários do executivo municipal, a casa contou com a presença de crianças e adolescentes autistas, familiares e diretores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE/Iguatu).

A sessão especial teve como propósito trazer para reflexão a importância da família na integração social do filho autista e da sociedade na criação de espaço de socialização e aprendizagem, na perspectiva de fortalecer os caminhos que levam à autonomia e à inclusão social.

Aprendizagem diária na busca por inserção de interação social para possibilidade de crescimento através de políticas exitosas na área de saúde e educacional são temas do cotidiano para Iêda Couras, diretora da APAE Iguatu. “Eles precisam ter a garantia de todos os acessos à educação, cultura e saúde. Isso tem a ver com a vida das pessoas. Esse assunto não interessa somente aos nossos filhos, tem que ser interessante a todos que vão conviver com nossos filhos”, pontuou Ieda, também mãe de um jovem com autismo.

A APAE de Iguatu possui núcleo voltado para os trabalhos na área. Cerca de 40 crianças e jovens recebem estimulo e acompanhamento semanalmente na sede na própria associação.

Direitos e conquistas

Para muitas mães vivenciar as dificuldades de um jovem com necessidades especiais é uma vitória diária. “Muito já se conseguiu, mas é preciso conquistar ainda mais. Assegurar direitos a eles, e alimentar o potencial desenvolvido é necessário. Estar dentro da sociedade e ter seus comportamentos trabalhados dia após dia faz diferença” disse Gerlânia Bezerra, mãe de dois filhos, um deles Pedro Henrique, 15, que possui traços comportamentais de autismo.

Eliza Medeiros, secretária municipal de Educação, afirmou que a pasta desenvolve políticas inclusivas. Avanços com a contratação de 280 monitores são destacados por ela. “Não é só criar leis e sim fazer com que elas aconteçam. Iguatu vem demostrando o interesse de acertar nas políticas de inclusão e que essas crianças desenvolvam o potencial que têm dentro delas”, disse.

Proposições

Foram apresentadas três matérias de interesse da comunidade apaeana. Um deles homenageia com uma data no calendário municipal; o professor especializado em educação especial, o PL de inserção de placas de atendimento prioritário a responsáveis acompanhados de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) e a que dispõe de meia entrada para o público a meia entrada em espetáculos, sessões de cinema, teatro, ambiente de lazer shows e eventos culturais. Todos de autoria do vereador Mário Rodrigues (PDT).

O andamento das pautas terá prioridade da mesa diretora no calendário legislativo, conforme informou a presidenta Eliane Braz (PTB). “Vamos tentar dar celeridade aos andamentos para quem sabe votar ainda no mês de abril”. A parlamentar destacou ainda a criação da lei municipal de concessão de horário especial sem necessidade de compensação a servidores públicos responsáveis por deficientes intelectual e múltipla.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *