A escola de ensino médio em tempo integral Liceu Dr. José Gondim realizou a IV Feira das Profissões, oportunidade em que os alunos trabalham em equipe para mostrar algumas das profissões do mercado. A promoção é do componente curricular Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais – NTPPS, com as turmas da 3ª série do Ensino Médio, tendo ênfase no estudo do Mundo do Trabalho. São 8 salas temáticas, divididas por profissões.
Indiretamente o encontro visa a agregar valor e conhecimento científico. A feira das profissões é um evento muito esperado por todos os alunos dos 3° anos, que assim conseguem desenvolver um pouco do seu lado profissional com base nas pesquisas e projetos que desenvolvem ao longo do evento. De acordo com o núcleo pedagógico, o objetivo principal é envolver o corpo discente valorizando a experiência do trabalho dentro da escola, sendo assim, tendo a oportunidade de conhecer novas áreas e se aprofundar nas que desejam.
A área da engenharia apresentou três tipos de engenharia: civil, elétrica e transportes. O carro chefe foi a maquete totalmente produzida pelos alunos. Houve sala que também trabalhou com administração que mostrou os tipos de administração como o de marketing e finanças. “Basicamente na minha área que era a jurídica, falamos sobre perícia e suas áreas, advogados/ advocacia, promotores, juízes e a área da Polícia (Bope, Militar, PRF, Bpraio e delegado)”, frisou a estudante Nathalia, 3º ano D.
Outras áreas
A área da tecnologia foi dividida em 5 temas: animação digital, robótica, ciências da computação e engenharia de software, porque estão tão presentes no dia a dia e muitas pessoas não conhecem, usam e não sabiam. “Nosso intuito era mostrar temas atuais, porém pouco conhecidos e valorizados”, opinião da turma da tecnologia do 3° ano B.
Outro grupo que revelou o tema da exposição foram os estudantes do 3° ano C. “Nossa sala trabalhou com Esportes e Saúde. Na área da saúde foi Medicina, Odontologia e Fisioterapia. Em relação aos esportes, trabalhamos tudo que engloba esportes, desde academia até o pessoal que prática algum tipo de arte marcial.
Liduína Barbosa, diretora administrativa do Liceu, lembrou que a feira é a culminância de um trabalho que começa bem antes, envolvendo toda a escola, quando os próprios estudantes conhecem mais sobre as profissões, o mercado, os futuros desafios e a carreira. A feira começou pela manhã e se estendeu até o final da tarde, inclusive com a participação de estudantes.
0 comentários