A cidade de Iguatu ainda não ultrapassou a barreira dos 50% da população que já realizou o cadastro no Saúde Digital para vacinação contra a Covid-19. O município apresenta 43.446 cadastros, o que equivale a 43,18% da população, estimada em 103 mil habitantes.
No estado do Ceará apenas duas cidades conseguiram o feito. Guaramiranga, com 53,61% dos habitantes com cadastros confirmados, lidera a lista, seguida de perto por Fortaleza, que tem 51,39% da população apta e à espera de receber o imunizante.
O levantamento considerou apenas os cadastros confirmados os quais, segundo a Secretária da Saúde do Estado (SESA), são os números efetivamente válidos para receber o imunizante. Para calcular o percentual de pessoas cadastradas por cidade, o levantamento considerou a população geral estimada dos municípios com base nos dados do IBGE de 2020.
Apesar de a vacina atualmente estar disponível apenas para cearenses com mais de 18 anos, nem a Sesa nem o IBGE possuem o número exato de habitantes nessa faixa etária. Não há também dados fechados em relação ao número de cearenses que devem ser imunizados por fase da campanha. Os dados referentes aos cadastros foram extraídos, nesta sexta-feira, 18, do portal Saúde Digital.
Aa Secretaria de Saúde local reconhece a limitação existente para um avanço maior no cadastro da população, sobretudo no percentual dos residentes nas zonas rurais. Os meios criados para contornar o quadro atual foi a realização de mutirões de cadastramento. “Se cadastrando no Saúde Digital, você estará garantindo a vinda de mais doses da vacina contra a Covid-19 para o nosso município. Nosso incentivo é que exista um cadastramento massivo da população”, afirmou Fernando Wilson Fernandes, secretário de Saúde de Iguatu.
Na Escola de Saúde Pública (ESPI) foram disponibilizadas equipes para o cadastro de pessoas. O setor privado também ajuda ao seu modo. A empresa SINART, que gerencia o terminal rodoviário de Iguatu, destinou um funcionário para o trabalho voluntário. Entidades lojistas como a CDL de Iguatu também aderiram ao movimento. O município prepara uma logística para que os CRAS intermedeiem o processo de cadastramento.
Saiba mais
Para se cadastrar para a vacinação no Ceará é preciso acessar o site Saúde Digital e clicar em ‘Quero me cadastrar’, caso ainda não tenha realizado o cadastro.
Serão solicitadas informações básicas como país de origem, CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais. O fornecimento do Cartão Nacional de Saúde (CNS) é opcional.
A próxima fase do cadastramento pede dados de saúde para identificar, se faz parte de grupos prioritários. Também é questionado se teve Covid-19 recentemente. A última etapa do processo pede o endereço de residência que servirá de base para o agendamento no município de aplicação da vacina. Após o preenchimento de todos os dados, é aberta uma página para a confirmação de todos os dados. Nela, a pessoa deve criar uma senha de acesso e informar um e-mail. A Secretaria da Saúde enviará um link de confirmação do cadastro para o e-mail fornecido.
Vacinados
Em dados publicados na última terça-feira, 15, Iguatu havia aplicado 39.441 doses. O município vem aplicando seu plano de imunização em frentes de grupos não prioritários com faixa etária de 30 anos acima. O total de doses aplicadas representa um percentual de 94% das recebidas. As doses ainda em estoque respeitam o prazo máximo de aplicação conforme o prazo de validade e seu tempo de aplicação à população que espera a segunda dose.
0 comentários