Em alusão a Semana da Consciência Negra, o grupo de maracatu ‘Vozes da África’ desfilou pelas ruas do centro comercial de Iguatu nesta quarta-feira, 24. A atividade é uma realização do SESC local.
O grupo é formado por homens e mulheres de Fortaleza e faz apresentações do Maracatu – expressão cultural/musical de origem africana, por vários municípios do Ceará, pelo país e já se apresentou também na Europa.
Seis vezes campeão do Carnaval de Rua de Fortaleza, Maracatu Vozes da África completou 40 anos em 2020 mantendo a força do fazer cultural e reunindo gerações de brincantes.
De acordo o presidente da agremiação, Aderaldo de Oliveira, a ideia de levar o trabalho é sempre um momento único. “Sempre queremos apresentar um trabalho bonito, um maracatu alegre, que resgata o uso da batida tradicional e anima o público”, afirma.
O Maracatu Vozes da África foi fundado no dia 30 de novembro de 1980, por iniciativa de um grupo de intelectuais, escritores, poetas, folcloristas e carnavalescos liderados pelo jornalista Paulo Tadeu Sampaio de Oliveira.
0 comentários