Meio Ambiente e Vigilância Sanitária apertam cerco em borracharias com pneus expostos a céu aberto

14/03/2020

A secretaria de Meio Ambiente e a Vigilância Sanitária estão intensificando a fiscalização em borracharias da cidade para evitar a exposição de pneus velhos a céu aberto podendo acumular água da chuva e servir de local para reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Uma equipe da Vigilância Sanitária, órgão ligado à secretaria de Saúde do município, está visitando borracharias e identificou até locais em que os pneus foram empilhados do lado de fora, acumularam água da chuva e já haviam virado morada do mosquito. Três unidades em áreas da periferia da cidade foram notificadas. Todas tinham pilhas de pneus velhos em locais inadequados. A fiscalização foi solicitada pela secretaria de Meio Ambiente.

O bioquímico Samuel Bezerra, coordenador da Vigilância Sanitária, que acompanhou as blitze educativas, informou que larvas encontradas numa das borracharias tiveram o teste confirmado para o mosquito Aedes. Esta unidade, segundo Samuel, está localizada no bairro Areias, no final da Av. Perimetral, em frente a um ponto de ônibus, saída para Acopiara.

De acordo com Samuel, falta conscientização por parte das pessoas, em particular aos proprietários desses estabelecimentos. “É inadmissível que as borracharias, que são empreendimentos de importante gama de serviços prestados à população, exponham esses pneus na natureza, poluindo o meio ambiente e aumentando o risco de proliferação do mosquito Aedes aegypti”, frisou.

O coordenador da Vigilância ressaltou que medidas administrativas estão sendo tomadas, no sentido de coibir o ato, inclusive com o fechamento dos estabelecimentos que desrespeitarem as medidas. O coordenador lembrou que se for necessário até o Ministério Público será acionado.

Descarte adequado

O secretário de Meio Ambiente, Marcos Ageu, informou que anteriormente os pneus eram recolhidos pelas equipes da empresa de coleta do lixo. Mas, segundo ele, isto ficou inviável, por falta de local adequado para armazenar os pneus. De acordo com o secretário, na semana passada o município firmou parceria com o fabricante de cimento Mizu para recolhimento e destino dos pneus, para a unidade fabril da empresa em Baraúnas/BA. Marcos Ageu informou que a empresa disponibilizou um contêiner na Av. Dr. José Holanda Montenegro, ao lado da antiga estação, onde os pneus serão armazenados, e quando completar carga serão recolhidos. De acordo com o secretário, o contêiner vai funcionar como um ponto de ‘entrega voluntária’ dos pneus, ou seja, são os responsáveis pelo descarte do material que têm que levar o lixo até o ponto de coleta. O secretário informou que os proprietários de borracharias que não estejam cadastrados no serviço de coleta da prefeitura devem procurar a secretaria de Infraestrutura para regularizar a situação.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *