Modelo consorciado é escolhido para gerência do HRI

22/06/2019

Thiedo Henrique
Rogério Gomes – Correspondente em Fortaleza

O secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto, se reuniu na última segunda-feira, 17, em Fortaleza, com prefeitos e secretários de Saúde da Regional de Iguatu. O objetivo do encontro foi montar um plano de ação para garantir o melhor funcionamento do Hospital Regional Dr. Manoel Batista de Oliveira, em Iguatu, administrado pelo município.

Entre as ações discutidas está a criação de um Conselho Administrativo para gerenciar a unidade e a construção de leitos de UTI.

O Hospital Regional de Iguatu é a unidade de gestão municipal de maior porte da região centro-sul do estado. Com atendimento somente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), há serviços de urgência e emergência, traumatologia, ginecologia e obstetrícia, neonatologia, clínica médica e pediátrica. Diretrizes para melhorias dos processos e da gestão do hospital da região Centro-Sul do Ceará estão sendo construídas pelos gestores e corpo técnico e devem ser apresentadas no prazo de até 45 dias.

Regionalização

A proposta da Secretaria de Saúde do Estado passa pelo fortalecimento da regionalização, na qual Estado e municípios buscam soluções conjuntas para que a assistência prestada na unidade seja mais resolutiva para os moradores de Acopiara, Cariús, Catarina, Iguatu, Irapuan Pinheiro, Jucás, Mombaça, Piquet Carneiro, Quixelô e Saboeiro.

“Vocês vão ser os iniciadores de um processo que eu acho que deve agregar muito ao sistema de saúde”, disse o secretário da Saúde do Estado, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, Dr. Cabeto. Ainda estiveram presentes os secretários executivos da Saúde, Marcos Gadelha (Vigilância e Regulação), João Marcos Maia (Planejamento e Gestão Interna) e Lisiane Cysne (Saúde Mental), além da coordenadora das Regionais de Saúde, Joseana Soares, e do coordenador de Gestão do Trabalho, da Educação na Saúde, Marcelo Alcântara, e do coordenador da Central Integrada de Regulação, Mozart Rolim.

Participaram também os gestores municipais e da Sesa, representantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e do Conselho Estadual de Saúde (Cesau). A reunião é uma continuidade ao que foi discutido na visita do secretário da Saúde do Ceará a Iguatu, no último dia 11 de junho.

O secretário de Vigilância e Regulação da Sesa, Marcos Gadelha, avalia que o trabalho de gestores municipais e estaduais vai fortalecer o sistema de saúde e garantir a prestação de um serviço melhor para a população. “A proposta é a gente olhar essa região de saúde e, entendendo o cenário epidemiológico atual – que isso vai variar –, a gente readequar essa rede de serviços para atender melhor essa população. O sistema de governança vai nos ajudar”, disse Marcos Gadelha.

O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor, disse que o trabalho de aperfeiçoar a regionalização da saúde para os municípios da 18ª CRES é muito positivo. “Em 15 dias já tivemos seis encontros, num esforço conjunto de Estado e prefeitos para resolver a situação. Vejo isso com muita positividade”, afirmou Ednaldo.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto
Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

  A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *