Gentil Teixeira Rolim (Aposentado da Sefaz)
Alguns de nós envelhecemos, de fato, porque não amadurecemos de verdade.
Envelhecemos, quando nos fechamos a novas ideias e nos tornamos radicais.
Envelhecemos também quando a evolução do tempo e o progresso tecnológico nos assustam.
Envelhecemos quando deixamos de lutar e achamos que ficamos velhos demais.
A vida só pode ser compreendida, olhando-se para trás, mas só pode ser vivida olhando para frente, por isso devemos aproveitar o presente, porque o amanhã não nos pertence.
Na juventude aprendemos; com a idade, iremos compreender o que aprendemos na juventude.
Ora, todos nós estamos matriculados na escola da vida, onde o grande mestre é o tempo.
Nós devemos ser como os vinhos: a idade estraga os maus, mas melhora os bons, as embalagens muitas vezes ficam estragadas, mas o conteúdo fica cada vez melhor.
Envelhecer não é preocupante, ser tratado como velho é que o é, porque aí nós poderemos passar da paixão para compaixão.
Nos olhos dos jovens arde a chama, nos olhos do idoso, brilha a luz.
E para conservar essa luz acesa é necessário se cuidar, praticando atividades físicas, com orientação médica, é claro. Alimentação saudável, também é indispensável, assim como os exames de rotina e a prevenção contra a hipertensão, diabetes e colesterol.
O coração também deve ser muito bem cuidado, porque é conhecido como o relógio biológico e como relógio, não pode adiantar, nem atrasar.
E nem parar.
Com o aparecimento dessa pandemia causada pelo coronavírus, também conhecido como covid-19, é que devemos nos cuidar ainda mais, evitando aglomerações, lavando as mãos com frequência, usando máscaras e permanecendo em casa.
Não existe idade, já que fomos nós que a criamos, se não acreditares na idade, não envelhecerás até o dia da sua partida.
Eu pessoalmente não tenho idade, tenho bastante experiência e um longo caminho a percorrer, porque mesmo depois da minha partida, a vida deverá ser continuada pelos meus descendentes e as minhas boas ações jamais morrerão.
A vida é curta, não faça dela um rascunho, porque pode não dar tempo passar a limpo, o tempo passa rapidamente, perdoe imediatamente, ame constantemente e ria descontroladamente. Por mais estranho que seja o motivo, deverás está sempre sorridente e procurando viver prazerosamente, mas é bom lembrar que não há prazeres sem riscos.
A vida pode não ser a festa que esperávamos, mas uma vez estando na festa, devemos comemorar. Não deixe que os erros do passado e o medo do futuro, te estraguem a alegria do presente, se não a depressão poderá aparecer rapidamente e você vai sofrer constantemente.
A passagem do tempo deverá ser uma conquista e nunca uma perda, por isso deveremos viver cada momento, com um forte e fraternal abraço do amigo Gentil Rolim.
0 comentários