Moradores cobram conserto da estrada vicinal de acesso ao Trussu

22/10/2022

Quem precisa ter acesso ao açude Dr. Carlos Roberto Costa, Trussu, ou localidades rurais na região do Distrito de Suassurana, acaba enfrentado muitos transtornos devido às péssimas condições da parede do manancial.

Devido à falta de pavimentação na parede do reservatório, as chuvas acabam abrindo buracos por toda extensão. “Eu não ando por cima de jeito nenhum. Eu tenho medo. Uma pessoa perder o controle do carro, de uma moto, cai lá embaixo. É muito perigoso. Até por aqui pela estrada de baixo dá medo. A água que sai do açude abriu esse buraco, mas eu tenho medo de passar pelo desvio. Seria bom que as autoridades olhassem para cá logo e consertassem essa estrada”, relatou a agricultora Socorro Ventura.

A reclamação da agricultora é também um lamento de outros moradores, principalmente de localidades que usam as vias para ter acesso ao próprio distrito ou mesmo à sede de Iguatu. Segundo o presidente da Associação de Moradores do Sítio Volta, José Pereira dos Reis, a estrada foi rompida depois da liberação da água do açude, devido à força da água, que arrastou a tubulação e parte da estrada. “Foi feito um desvio, mas é numa curva muito perigosa. O desvio é estreito, não passa dois carros, e esse buraco cheio d’água é muito fundo. Tem mais de 27 palmos de profundidade. Esses dias um carro quase caiu dentro dessa grota. É um perigo. A gente espera que os órgãos competentes consertem logo. Por conta da estrada da parede está cheia de buracos, os motoristas rodam por aqui. Passa carro, moto, transporte que carrega os moradores dos sítios, os estudantes. Tudo é por aqui”, denunciou o representante da comunidade.

Prejuízo

Há quase três anos a parede do açude Trussu passou por recuperação, quando foram tapados os buracos, limpeza do mato, das canaletas de escoamento de água, mas por ser estrada carroçável, os problemas relatados pelos moradores voltam a surgir e esperam uma solução que melhore o acesso. “O trânsito de gente aqui é enorme. Aumenta mais nos finais de semana, mas devido aos buracos os comerciantes que têm balneários e chácaras estão tendo prejuízo. Já foi uma grande luta do Rogério Costa em ter conseguido melhorar essa estrada. Agora quebrada, fica difícil. Tem o desvio, mas a gente espera que consertem nossa estrada de novo”, afirmou José Reis.

DNOCS

O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas – DNOCS, por meio de nota, informou que apenas por meio de imagens não é possível identificar qual é o real problema na barragem no açude Trussu. Entretanto, a autarquia ressalta que uma equipe de engenheiros do DNOCS vai visitar o local, fazer uma vistoria minuciosa e logo após elaborar um laudo técnico. O DNOCS finalizou destacando que as equipes em campo irão avaliar toda a atual situação e, caso necessite, haverá intervenções para melhor atender toda a população.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *