Moradores da Rua José Custódio da Costa, no Bairro Esplanada, por trás do Hospital Regional, reclamam do lixo e entulho colocados de forma irregular na via. Nossa reportagem flagrou o momento em que um carroceiro fazia a deposição de entulho de construção às margens da rua, em frente ao um terreno baldio. O local é cercado, vizinho à Casa de Acolhimento Irmã Dulce e próximo a uma escola, mesmo assim muitas pessoas usam o local para colocar lixo.
“A prefeitura vem, limpa, mas não demora muito e está aí o resultado. Essa imundície. A gente não pode nem abrir uma janela na hora do almoço. O vento traz todo mal cheio aqui para dentro do prédio”, relatou Laura de Souza.
“Agora não, está até mais limpo. Mas é muito errado isso que fazem aí. A gente espera o carro do lixo passar para jogar o nosso lixo, mas tem gente que vem de longe, passa de carro de moto e rebola a sacola de lixo, vem cachorro e rasga tudo. Pode ver que daqui a pouco baixa até urubu aqui. A gente reclama, mas o povo acha é ruim. A gente tem medo até de reclamar”, lamentou Luciana Silva, dona de casa que mora próximo ao local, afirmando que é comum aparecer ratos, insetos e até escorpião nas casas.
Coleta
Segundo moradores, no bairro tem coleta sistemática de lixo, mas os garis recolhem apenas os lixos acondicionados em sacolas, baldes. O lixo que está espelhado e entulho de construção, eles não fazem esse tipo de serviço.
Procuramos a prefeitura. De acordo com a assessoria de comunicação, em Iguatu, há o programa Programa Carroceiro Legal, que organiza e orienta os pontos de transbordos para os carroceiros depositar os entulhos, e logo em seguida o município faz a coleta. Mas segundo a prefeitura, esse tipo de reclamação é um problema recorrente, que muitas vezes acontece de forma intencional.
0 comentários