Populares que residem nos bairros de acesso à avenida do novo Detran, Cajueiro I e II, Conjunto Pe. José Marques e Terra Bela chamaram a imprensa para denunciar mais um ato de crueldade praticado contra animais indefesos, num flagrante crime ambiental e desrespeito à Lei de Proteção aos Animais.
De acordo com a denúncia, os filhotes, a maioria fêmeas, foram abandonados em dois dias. Num primeiro dia foram deixados quatro filhotes e no segundo, cinco, perfazendo um total de 9. O local onde os cães foram deixados fica no meio do nada, não há proteção, nem sombra, nos horários mais críticos ao longo do dia os filhotes sofrem mais porque não há proteção contra o sol e as temperaturas elevadas. Um dos filhotes não resistiu e morreu. Alguns dos filhotes são ainda bebês e precisam ser alimentados com o auxílio de seringas ou mamadeiras. As pessoas estão se revezando no local para alimentá-los e não deixam faltar principalmente água. Os moradores não souberam informar quem deixou os animais, nem sobre o paradeiro das mães. Provavelmente, foram abandonados no local pela madrugada. Uma moradora revoltada disse que seria bom se tivesse imagens dos criminosos, para que eles fossem identificados e punidos, conforme prevê a legislação. “Crime hediondo! Essas pessoas fizeram aqui com esses bichinhos, gente perversa e sem sentimento humano, cadê as autoridades que não estão vendo isto?”, protestou Francineide Gomes Nogueira, 32.
O consultor de vendas João Paulo, que é voluntário no atendimento e ajuda a animais abandonados, mora na região e tomou conhecimento do abandono através de terceiros. Ele vem mobilizando a comunidade para alimentar e colocar principalmente água para os pequenos animais. Segundo ele, a preocupação agora é com a proliferação de doenças, principalmente transmitidas por parasitas, como a ‘doença do carrapato’. João Paulo ressaltou que a solução seria a adoção dos filhotes, mas, segundo ele, as pessoas não querem porque a maioria já tem animal em casa.
Adoção
Ainda nesta sexta-feira, depois que o assunto repercutiu numa emissora de rádio da cidade, já apareceram os primeiros voluntários para adotar. Segundo João Paulo, outras pessoas devem comparecer neste sábado. Uma família retirou os filhotes do trecho da Av. do Novo Detran e levou para um terreno próximo a um posto, na Av. dos Quixelôs (mesma avenida do bairro Terra Bela). De acordo com João Paulo, foi uma medida de segurança, para evitar que os filhotes fossem atropelados. Ainda conforme ele, dois filhotes morreram vítimas do trânsito no local anterior.
“A ausência de políticas públicas no âmbito municipal, principalmente no controle de natalidade, faz aumentar a cada dia o número de animais abandonados nas ruas de Iguatu. Isso tem levado a cidade a uma situação caótica em relação à presença de animais nas ruas. Há sérios problemas com os animais doentes, acidentes de trânsito e os bichos que são alvo de envenenamentos e outras violências, inclusive abandono”, protestou uma moradora que não quis se identificar.
0 comentários