Moradores do Cajueiro denunciam lama, mato, buracos e água estagnada

13/05/2023

Moradores do bairro Cajueiro procuraram a reportagem do A Praça para denunciar a situação vivida por eles nos últimos meses. Eles alegam que o bairro foi abandonado pelo poder público, as ruas estão cobertas de mato, os esgotos a céu aberto exalando mau cheiro por causa da lama acumulada e a buraqueira, além da água estagnada nas ruas. Existem locais de algumas ruas em que não é possível passar por causa do lamaçal e água acumulada ainda da última chuva. Os moradores afirmam que quando chove fica ainda mais complicado, porque os buracos ficam cheios com muita água acumulada, ruas alagadas, lama e insetos.

Ainda de acordo com a denúncia, a Avenida Alberico Mendonça, que interliga a Perimetral à Avenida do Detran e o acesso principal ao bairro, está totalmente esburacada dificultando o acesso de moradores e visitantes. O risco de acidentes é constante, já que carros e motos circulam fazendo ziguezague para desviar dos buracos. Os moradores disseram que muitos estabelecimentos comerciais que trabalham com alimentos prontos estão se recusando a fazer entregas no bairro, principalmente à noite, por causa da dificuldade de acesso.

 

Além desses problemas os moradores ainda convivem com o descaso de quem descarta lixo ao longo das margens da avenida. Passando pelo local é possível encontrar lixo jogado ao longo das margens, inclusive o descarte de móveis velhos. Este tema já foi pauta de reportagem deste periódico que denunciou o derrame de lixo ao longo da avenida Alberico Mendonça. Depois da denúncia no jornal, houve diminuição, segundo alguns moradores, mas o fato lamentável voltou a acontecer.

As famílias que convivem com esses problemas no dia a dia estão cobrando das autoridades melhorias nas áreas afetadas e fiscalização para identificar quem está descartando móveis usados ao longo das margens da principal via de acesso.

O bairro Cajueiro é um dos loteamentos surgidos há cerca de 10 anos. Junto com o empreendimento, empresas chegaram para se instalar. Outros móveis residenciais foram construídos. As pessoas que fizeram investimentos na aquisição de imóveis questionam a gestão municipal pelo abandono das áreas residenciais e cobram melhorias em caráter emergencial.

Versão do município

A reportagem procurou a Secretaria de Infraestrutura para tratar sobre o tema. Marcos Ageu, titular do setor, informou que o bairro Cajueiro, de fato, tem sérios problemas de infraestrutura, isso devido a um equívoco na execução das obras de implantação, por exemplo, asfalto sobre chão de terra, ao invés de pedra tosca ou paralelepípedo, como está previsto no Plano Diretor. O secretário informou que esteve no bairro na segunda-feira, 8, quando recebeu a reclamação. Segundo ele, na terça-feira, 9, foi usada uma máquina para abrir valas de escoamento de parte da água acumulada. O secretário ressaltou que as dificuldades operacionais são os ‘bolsões de água’ que existem em alguns locais onde o terreno é mais baixo impedindo a água de sair. Marcos Ageu informou que o que vai resolver definitivamente é o projeto da CAF, cujos recursos vão atender dois bairros inicialmente com drenagem e rede de esgotamento sanitário: Cajueiro e Alvorada. Segundo Ageu, já no próximo mês de junho, Cajueiro já vai começar a receber o esgotamento sanitário e rede de drenagem. O secretário explicou que são duas coisas distintas, drenagem recebe águas pluviais, rede de esgotamento sanitário recebe água servida. Ele ressaltou ainda que para minimizar a situação está instalando uma rede de drenagem provisória, para escoar a água e minimizar o sofrimento das famílias. De acordo com o secretário, os locais onde a água fica acumulada serão preenchidos com material de piçarra, para evitar novos alagamentos.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *