Moradores do Sítio Tamboril sofrem com acesso à água potável

31/08/2019

A redução no volume hídrico do açude Dr. Carlos Roberto Costa, o Trussu, que tem capacidade para 300 milhões de metros cúbicos, e está com 2,44% desse total, corresponde a cerca de 7 milhões m³. O baixo volume afeta a qualidade da água, dificulta também o acesso até mesmo para comunidades ribeirinhas, que antes tinham água praticamente na porta, como a Agrovila Tamboril, na região que faz divisa com o município de Acopiara.

O agricultor Roberto Flávio tinha plantando no quintal da casa dele um verdadeiro pomar, uma grande variedade de frutas, entre elas: coco, acerola, laranja, siriguela e manga, mas praticamente tudo morreu. “Resta apenas um pé de caju. Até os pés de coco, que são resistentes, morreram. Aqui era muito bonito, bem diferente de hoje, estamos sem nada. O quintal tinha vida, mas por falta d’água morreram”, lamenta, o morador da Agrovila Tamboril.

A comunidade fica às margens do açude o Trussu, mas devido à seca nos últimos anos, o acesso à água até para quem tinha bem perto de casa está cada vez mais difícil. O pouco de água na cisterna da casa do pescador Ailton Brito é captado do açude, que está a quase 2 km de distância. “Aqui a gente tinha água na porta.  Hoje pra ter tenho que levar o motor até o açude, puxar uma extensão e ligar a bomba que enche a cisterna, mas a gente vê aí água sem qualidade. Antes a gente bebia do açude de tão boa que era. Era limpa demais! Agora só serve pra cuidar da casa. Pra gente beber tem que comprar o galão”, explica o pescador, ressaltando também que a pesca de onde tira o sustento da família está bem difícil.

Demora do carro-pipa

As cisternas não pegaram recarga de água durante o inverno. Dos 16 reservatórios da comunidade, muito mais da metade estão vazios. “A situação é essa aqui. Quem ainda tem um motor mesmo com dificuldade ainda consegue puxar água do açude. Quem não tem fica à espera do carro-pipa que demora e não atende todo mundo. Abastece só umas e outras não. Seria bom que viesse com mais frequência pra cá”, cobra Francisco Cabral, presidente da Associação de Moradores do Tamboril.

Ainda segundo Francisco Cabral, a comunidade atualmente depende do abastecimento por carro-pipa. Mas diante dessa situação, cobra a perfuração de um poço profundo, que já foi marcado há mais de três meses, o que amenizaria a escassez de água para as 19 famílias do sítio. “Foram perfurados dois poços, um não deu água, o outro foi bem pouca a vazão, mas também que não atende. Foi apontado que outro local daria água, mas ainda não foi perfurado. Cobramos isso: que o município olhe hoje pra gente!”, reclama.

Abastecimento assegurado

De acordo com Edmilson Rodrigues, secretário de Agricultura e Pecuária de Iguatu, o abastecimento da comunidade está assegurado. Ainda segundo o gestor, por conta da demanda de solicitações, a Defesa Civil de Iguatu tem dificuldades, pois está apenas com dois veículos para atender a comunidade, assim como as outras que também dependem do carro-pipa. Em relação à perfuração de poços na localidade, o secretário explicou ainda que já foram feitos vários estudos e sondagens na Agrovila, mas que os resultados não são satisfatórios pelo difícil acesso à água no lençol freático e que, mesmo assim, a comunidade não deixará de ser atendida.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *