Os moradores do bairro Flores denunciam a presença de animais perambulando pelas ruas da comunidade. De acordo com a denúncia, é comum as pessoas se depararem com cães, jumentos, cavalos e agora também bovinos.
A suspeita é que proprietários soltem os bichos para pastar nas ruas e terrenos baldios onde há vegetação e lixo depositado. “Agora a gente não pode deixar nada nas calçadas, porque esses animais vêm e reviram tudo, é lixo, é objeto, seja o que for”, contou a moradora Geralda Anselmo Gomes, 48.
A reclamação dos moradores se baseia na presença dos animais, pela manhã e fins de tarde também. Até no período da noite, eles já registraram os animais circulando livremente pelas ruas do bairro.
Um morador reclamou que os animais, por serem de grande porte, também representam risco de acidentes envolvendo veículos. “Há uns 8 dias aí atrás, um rapaz que vinha numa moto e bateu num cavalo quase em frente à minha casa”, frisou Manoel Venâncio de Matos, 36, morador da Rua Juvenal Barreto, uma das principais artérias do bairro Flores.
Nos bairros Areias 2 e Terra Bella também há reclamação de animais que circulam livremente pelos bairros e provocam transtornos, porque defecam nas ruas e rasgam as sacolas de lixo que os moradores colocam para fora de casa. Um morador da Rua Aldenísia Gomes Pequeno, Areias 2, denunciou que diariamente a rua fica repleta de animais. “É cachorro, jumento, gado, não sei de onde tanto animal para cá, mas a rua fica cheia”, reclamou.
No bairro Terra Bella, os transtornos são semelhantes. O bairro está localizado nas margens da Av. dos Quixelôs, que inicia na Av. Perimetral. Condutores de veículos reclamam que virou rotina animais circulando pela pista de rolamento causando riscos de acidentes.
Fiscalização
A reportagem procurou a Secretaria de Trânsito e Segurança para se posicionar sobre as reclamações. O titular da pasta, Antônio Filho, pediu a localização dos pontos, onde tem sido frequente a presença dos bichos, para intensificar a fiscalização. “Estamos com equipes fazendo ronda nos locais. Mas é interessante a população poder denunciar, sempre quando as equipes que fazem a captura de animais chegam já não tem mais animais nos locais e nem os denunciantes. Mas iremos reforçar ainda mais as fiscalizações a partir da próxima semana inclusive com apoio da guarda municipal. É importante lembrar que o abandono de animais é crime e que qualquer situação dessa ou de maus-tratos deve ser denunciada ao Ministério Público. O órgão após a apreensão de animal só libera com a presença do proprietário e assinatura de termo de comprometimento além de multa imposta pela inobservância da lei”, concluiu.
0 comentários