Morre aos 106 anos a professora Diva Targino

18/05/2019

Uma parte da memória da história de Cariús, município desta região do Centro Sul cearense, calou-se na tarde do último domingo, 12, com o falecimento da professora Diva Targino, aos 106 anos de idade.

Há cerca de quinze dias, ela estava com pneumonia, que por vontade dela, preferiu se tratar em casa. Dona Diva comemorou seus 106 anos, no dia 8 de abril passado, quando participou de celebração de uma missa em ação de graças no Santuário Mãe Rainha Três Vezes Admirável. O sepultado da eterna professora e considerada memória viva da história da cidade aconteceu na segunda-feira, 13, após a missa de corpo presente, presidida pelo padre Iranildo Reis, pároco de Cariús.

Sempre disposta, de andar cauteloso e fala mansa, zelosa, educada e também religiosa, costumava sentar na calçada da casa dela, no final da tarde, na Praça da República, de frente a igreja matriz da cidade. Outro cantinho preferido dela era no quintal da casa, bem arejado, com plantas e uma frondosa árvore. A professora aposentada gostava de contar e relembrar fatos e curiosidades que marcaram a história de Cariús.

Patrimônio

“Era um patrimônio vivo pra gente. Sabia contar bem a história de nossa cidade. Ela viveu muito e bem. Era cercada de carinho e irradiava uma luz boa pra gente. Uma pessoa que só deixou bons ensinamentos e será sempre lembrada”, afirma o professor Alessandro Prado. “Ela era a nossa biblioteca humana, sabia de tudo. Professora que nunca deixou de ensinar. Sempre recebia nossos alunos em sua casa para ensinar com seu jeito acolhedor e encantador”, destaca.

Lúcida, alegre e cheia de vida, era também lutadora pelo desenvolvimento de Cariús. Antes de morrer, viu um dos seus sonhos realizado, a pavimentação da estrada que liga Umarizeiras à sede. A rodovia estadual foi ‘presente’ do então governador na época Cid Gomes, na passagem do centenário de Dona Diva, mas foi construída somente no governo atual, de Camilo Santana.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *