Morre o médico Carlos Ronald

09/05/2020

Foi com pesar que Iguatu recebeu na noite desta sexta, 08 a morte do médico, Carlos Ronald, 66. Ele faleceu no Hospital São Vicente de Iguatu, onde estava internado há cerca de duas semanas. A causa da morte foi identificada como o Coronavírus, mas não houve nenhuma informação oficial ainda. O médico, que era hipertenso e fazia parte do grupo de risco.

Se for confirmado, Dr. Ronaldo será o número 9, entre as vítimas do Coronavírus em Iguatu, o 2º profissional da área da saúde. A primeira vítima foi a médica, Drª Lúcia Abrantes. O óbito ocorreu quando o médico ia ser transferido de Iguatu para Fortaleza.

A morte do médico Carlos Ronald repercutiu nas redes sociais e no meio da imprensa. Amigos e admiradores do trabalho dele postaram mensagens de pesar e condolências à família lamentando a grande perda para o setor da saúde.

O também médico, Dr. Carlos Brady que trabalhou com Ronald lamentou sua partida inesperada. “Muito triste com tudo isso, trabalhei com ele, conheci Dr. Ronald ainda acadêmico, depois que ele se formou e voltou para o Ceará, veio para a nossa região, trabalhamos juntos por muito tempo, operei com ele, fiz muitas anestesias para as cirurgias dele”. Carlos Brady disse que Dr. Ronald teve uma atuação marcante, como médico e agente social. “Atuamos juntos em Cariús, num pequeno hospital, onde era o prédio da estação do trem, hospital que ainda existe até hoje”, lembrou.

Oriundo do Rio de Janeiro, Dr. Carlos Ronald, que era cirurgião, chegou ao Ceará na década de 70, ainda como acadêmico de medicina. Veio por intermédio do projeto Rondon. Retornou para o Rio para concluir a faculdade de Medicina e já formado veio para Iguatu, onde fixou residência e foi trabalhar no hospital Santo Antônio dos Pobres. Depois atendendo convite do também médico, Dr. João Maia Nogueira foi trabalhar no município de Orós, onde ajudou, ao lado de outro colega médico, Dr. Pedro Leandro, a edificar o hospital público da cidade.

O município de Beberibe, na região litorânea do Ceará também foi outra cidade do Ceará que acolheu o médico carioca. Mas sua grande paixão para viver e trabalhar sempre foi o Centro e lá estava Dr. Ronald de volta ao município de Orós, onde trabalhou pela 2ª vez. Depois trabalhou também nos municípios de Cedro, Pedra Branca e Cariús, e de volta ao hospital Santo Antônio, de Iguatu, formou um consórcio com vários colegas médicos para que aquela unidade de saúde que estava prestes a fechar voltasse a funcionar em toda sua plenitude.

Ultimamente o médico estava trabalhando no município de Beberibe. Dr. Rubens Júnior, amigo pessoal do médico, tendo trabalhado com ele por quase 15 anos, disse que quando ele veio para Iguatu, há cerca de duas semanas já estava com sintomas da doença. Dr. Rubens disse estar muito abalado e profundamente triste com a morte do colega e amigo. “Fico emocionado ao falar sobre ele, uma pessoa formidável, um excelente cirurgião, um médico humanitário e amigo que vai nos deixar muita falta. Que Deus o tenha num bom lugar, porque ele só fez o bem aqui na terra”

Dr. Ronald deixa quatro filhos, Carlos Ronald Filho, Paula, Rafael e Ariel.

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *