Todas as regiões cearenses estão na quarta fase de retomada responsável das atividades econômicas, de acordo com o último decreto de ações de segurança sanitária do Governo do Estado.
Iguatu, que integra a macrorregião do Cariri, tem preocupado pelos casos de contaminação que ainda continuam e também pelos desrespeitos das recomendações sanitárias. São mais de 3 mil casos confirmados, e 77 óbitos. “Aqui na rua um dia desses eu ia passando, contei nove pessoas sentadas na porta de um comércio, isso na fila da Caixa. A recomendação de dois metros de distanciamento, aqui o pessoal entende dois centímetros, só pode! Passamos quatro meses com o escritório totalmente fechado, porque somos todos do grupo de risco. Mas infelizmente as pessoas não respeitam as recomendações. Tem festa todo final de semana por aí, nas casas, nas chácaras. Perto da minha casa, é praticamente todo dia. Final de semana, piora. Nas ruas, as calçadas todas lotadas, infelizmente. O jeito é a gente tentar se proteger”, lamentou a contabilista Telma Mota, mostrando preocupação, uma vez que, apesar da flexibilização por parte dos setores da economia, a pandemia do novo coronavírus continua.
Diante de situações como essas, de maior flexibilização das atividades, o Ministério Público recomendou à Vigilância Sanitária local que continue e intensifique as ações de fiscalização e orientação à população para evitar ainda mais transmissão do novo coronavírus.
Ações preventivas
De acordo com Samuel Bezerra, coordenador da Vigilância Sanitária, as ações continuam diariamente. “Os protocolos sanitários continuam sendo exigidos para todos os estabelecimentos, entres esses o distanciamento social, o uso obrigatório da máscara, álcool em gel, que deve ser ofertado para os clientes e todos os funcionários, e também o distanciamento social, além de se evitar as aglomerações. Infelizmente, nem todos fazem sua parte, mas estamos fazendo nosso papel todos os dias”, explicou Bezerra, afirmando que a “Vigilância Sanitária recebeu uma recomendação do MP para intensificar a fiscalização nas academias de condicionamento físico, que ainda não podem estar abertas e com relação aos eventos e bares que não podem realizar, e casas noturnas, bares e restaurantes, justamente por conta dessas aglomerações que podem ser geradas. As restrições continuam ainda nessa fase. Agora essas atividades, num segundo momento da quarta fase é que poderão ser liberadas, de acordo com o Decreto do governador do estado”, ressaltou.
Samuel apontou que “Ainda há registros diários tanto de novos casos, quanto de óbitos. Não só aqui no município, mas a gente viu que no Ceará teve um pequeno aumento no número de casos. E Iguatu continua ainda nessa luta contra a Covid-19, tomando de todas as ações preventivas que devem ser tomadas aqui na nossa cidade”.
Em Iguatu, são mais de três mil casos e setenta e sete óbitos em decorrência da doença da Covid-19. A intenção, segundo a Vigilância Sanitária, é não retroceder com o plano de retomada, que deve atingir a segunda semana dessa quarta fase a partir da próxima segunda-feira, 28.
0 comentários