O prefeito de Iguatu, Ednaldo Lavor (PSD), anunciou ao longo da semana os titulares da equipe de governo que assumirão secretarias do município. O anúncio dos primeiros 15 nomes entre secretários, superintendentes, procurador e controlador acontece pelas redes sociais da administração e do próprio gestor. Ainda não há data para a posse dos indicados, o que deve ocorrer de forma virtual e quando os outros cinco nomes que ainda restam forem apresentados.
O gestor através de sua rede social Twitter a cada anúncio defende a união de esforços em prol da redução de desigualdades. “São escolhas fundamentalmente técnicas, e visam à consolidação de uma administração cada vez mais atenta às necessidades da população. É um privilégio contar com este seleto grupo de inteligências. Cada um colocou a sua biografia à disposição para avançarmos em direção de um Iguatu melhor”, ressaltou Ednaldo.
De acordo com o gestor, o momento impõe desafios de diversas ordens, incluindo aspectos econômicos e sanitários agravados pela pandemia. Nessa perspectiva, a atuação municipal será pautada pela intersetorialidade e pelo engajamento.
O clima ainda é de mistério sobre a composição do quadro das pastas de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania (SAS), Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Turismo (SEDET), Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal (SEMASPA), Secretaria da Infraestrutura (SEINFRA) e Secretaria de Esporte (SESPORTE). A expectativa tem causado insatisfação entre aliados.
Reforma
A demora para apresentação dos nomes e consequentemente posse dos titulares ocorre em função da reforma administrativa que incluiu a redução de 44 vagas de cargos comissionados, porém com aumento de nove para 17 pastas. A reformulação no funcionalismo impôs a soma de secretarias antes mais independentes como a de Cultura e Turismo que se inseriu com a de Educação e deu autonomia a políticas amparadas pelos ministérios do poder federal.
Além das pastas que terão orçamento próprio para suas conduções, o prefeito anunciou os nomes que vão ocupar a superintendência da Fundação de Saúde Pública de Iguatu (FUSPI), Controlador e Ouvidor Geral e Procurador Geral. Outro nome não anunciado, mas que também deve ser divulgado é o de superintendente da autarquia do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE).
Acomodações
O secretariado é composto por nomes conhecidos que transitaram nas pastas nos últimos quatro anos e de gestores que são trazidos de outros centros do estado. O alinhamento com o grupo gestor com o deputado federal Domingos Neto (PSD) e o Governo do Estado rendeu a apresentação de nomes que vão compor pastas importantes como a de Educação e de Saúde. As acomodações interferiram inclusive no parlamento iguatuense com os vereadores Ronald Bezerra e Marciano do Povo que se licenciaram da Câmara para assumir pastas recém-criadas. Até o momento o único suplente de vereador a assumir secretaria no executivo foi Breno Teixeira.
Confira o perfil de cada um dos secretários escolhidos pelo prefeito
Chefe de Gabinete: Pablo Mychel Neves da Silva
Graduado em Pedagogia, bacharelando em Direito pela URCA, pós-graduando em Direito Administrativo e Gestão Pública e MBA em Gestão Escolar pela USP. É servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Iguatu desde 2014. Foi presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Iguatu/CE (2017/2019) e Diretor da Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal do Estado do Ceará (2017/2019), já contribui com o grupo político, ocupando a Secretaria da Educação, Ciência e Ensino Superior durante os últimos dois anos.
Secretária de Educação, Cultura e Ensino Superior: Profa. Dra. Marluce Torquato Lima Gonçalves
Doutora em Educação pela UECE, Marluce possui graduação em Pedagogia e mestrado em Educação pela mesma universidade. É professora adjunta da Universidade Estadual do Ceará, foi coordenadora Regional de Educação (CREDE) e Consultora do Eixo de Gestão do Programa Aprendizagem na Idade Certa (PAIC), no âmbito da Secretaria da Educação do Estado.
Secretário de Desenvolvimento Agrário: Venâncio José Vieira
Técnico em Agropecuária pelo IFCE, graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Estácio de Sá e pós-graduado em Gestão Ambiental pela FIC, técnico agrícola no perímetro irrigado de Icó-Lima Campos a serviço do consórcio MAGNA/CETREDE, Agente Rural na empresa pública EMATERCE, e com atuação também no Instituto Agropolos do Ceará, em parceria com o Projeto São José, exercendo a função de coordenador da Região Centro-Sul.
Secretário de Governo: Dr. Tácido Cavalcanti
Formado em Direito pela Universidade do Pará – UNESPA e pós-graduado em Direito Administrativo, já exerceu, por mais de uma oportunidade, o cargo de Procurador Municipal e Assessor Jurídico de Câmaras Municipais em diversos municípios, dentre eles: Saboeiro, Jucás, Antonina do Norte, Tarrafas, Aiuaba, Baixio, Acopiara, Icó, Cariús, Quixelô, dentre outros. No município de Iguatu, já contribuiu como Superintendente do SAAE, Secretário de Infraestrutura e Secretário de Governo.
Secretário de Serviços Públicos e Conservação: José Marciano Lopes Almeida
Com histórico de diretor do Terminal Rodoviário de Iguatu, já atuou no poder executivo como Secretário Adjunto da Secretaria Executiva Municipal. Atua no poder legislativo desde o ano de 2013, agora terá a missão de fiscalizar, acompanhar, notificar e receber denúncias/reclamações, supervisionar e regular todos os serviços terceirizados, além de prezar pela manutenção, conservação e revitalização dos espaços públicos municipais.
Procurador Geral da Prefeitura de Iguatu: Dr. Ismael Lopes de Araújo
Bacharel em Direito pela URCA, pós-graduado em Direito Previdenciário e Trabalhista pela mesma universidade, tecnólogo em Processos Gerenciais pela Faculdade Cenecista de Osório/RS (FACOS) e pós-graduando em Direito Civil e Empresarial pela Damásio Educacional. Advogado, professor da especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública da Universidade Regional do Cariri (URCA-UAB), ocupando o cargo de coordenador do curso de Direito da URCA, na Unidade Descentralizada de Iguatu (UDI). Já ocupou no município o cargo de Assessor Executivo, Assessor Especial e Assessor Governamental de Estratégia Institucional da Secretaria de Educação, Ciência e Ensino Superior de Iguatu/CE (SECES)
Secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana: Marcos Ageu Medeiros Soares
Graduado em Engenharia Civil pela UNIFOR, pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade Metropolitana e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela UNILEYA, trabalhou no Departamento de Engenharia, Avaliação e Perícia do TCM e Amanco Brasil, nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. No atual grupo político, contribuiu no cargo de Secretário de Meio Ambiente e de Superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE.
Controlador e Ouvidor Geral: Dr. Daniel Gouveia Filho
Advogado, graduado em Direito pela URCA e especialista em Direito Público, foi presidente da OAB, subseção de Iguatu e Canindé, e conselheiro estadual da OAB-CE. No poder executivo, já ocupou o cargo de Procurador Geral de Canindé, Acopiara, Cariús, Saboeiro e Iguatu. Terá a missão de receber e apurar denúncias, reclamações, críticas, além de exercer a plena fiscalização contábil, financeira, orçamentária, patrimonial, licitatória e operacional dos órgãos e das entidades públicas, subordinadas à Administração Pública Direta e Indireta do Município de Iguatu.
Secretária de Saúde: Sayonara Moura de Oliveira Cidade
Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza, especialista em Saúde Pública e Gestão dos Sistemas Locais de Saúde, pela Escola de Saúde Pública do Ceará, já foi Secretária de Saúde de Cedro, Capistrano e Aracati, é presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará- COSEMS/CE e vice-presidente da CIB/CE. Atuou como assessora técnica da Secretaria de Saúde de Crato, facilitadora da implantação da microrregional de Iguatu, assessora técnica e gerente da Microrregional da 19º CRES – Brejo Santo, e presidente da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) Microrregional.
Secretário da Segurança Pública, Proteção Patrimonial e Defesa Civil: Antônio Filho
Contribuiu no atual grupo político como Secretário do Trânsito, Mobilidade Urbana e Segurança do município de Iguatu de 2017 a 2020, faz parte do corpo de Bombeiros Militar do Ceará, atualmente no posto de subtenente. É graduado em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, bacharel em Enfermagem pela URCA, pós-graduado em Urgência e Emergência na Rede SUS pela ESP/CE e em Saúde da Família e Urgência e Emergência pela FIP.
Superintendente da Fundação de Saúde Pública de Iguatu (FUSPI): Ana Laura Teixeira de Araújo Almeida
Graduada em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria, especialista em Saúde da Família e Saúde Pública pela UFC, e em Urgência e Emergência pelo Sírio Libanês, contribuiu como Secretária de Saúde. Atuou na atenção básica dos municípios de Iguatu e Mombaça, foi coordenadora dos programas PMAQ e PSE e diretora do Hospital Júlia Barreto em Acopiara. Além de Iguatu, foi Secretária de Saúde em Acopiara e Pacoti.
Secretário de Transportes e Logística: Breno Teixeira Ibiapina
Atua no ramo empresarial, já coordenou a EXPOIGUATU. No Poder Executivo foi coordenador da empresa de coleta seletiva SANOL.
Secretário de Habitação, Desenvolvimento Urbano e Acessibilidade: Walter Ferreira Carvalho Neto
Na vida pública desde os 18 anos de idade, é graduando em Ciências Políticas na UNINTER, em Fortaleza. Ao longo da carreira foi Chefe de Gabinete, Secretário de Educação e Secretário de Saúde na cidade de Salitre. Atuou em mais de 10 estados brasileiros, como SP, SC, CE e PR, assessorando senadores, deputados e prefeitos.
Secretária da Fazenda: Maria Sheila Alcântara Palácio
Graduada em Letras pela FECLI, servidora pública da Câmara Municipal há mais de 25 anos. Foi presidente da comissão de licitação da Câmara Municipal e chefe de patrimônio e almoxarifado, sendo também titular da pasta nos últimos quatro anos.
Secretário de Articulações Políticas e Relações Institucionais: Dr. José Ronald Gomes Bezerra
Formado em Direito pela UNIFOR, pós-graduado em Direito Constitucional e Direito Administrativo pela mesma universidade, foi assessor jurídico da Câmara Municipal de Iguatu e da Fundação de Assistência Desportiva do Estado do Ceará. Atua no poder legislativo como vereador desde o ano de 1996.
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