São 966 doses da vacina da Pfizer disponibilizadas nesse primeiro momento para Iguatu continuar a campanha de imunização contra a Covid-19. Forças de segurança; pessoas comorbidades; gestantes e puérperas todos serão vacinados no mutirão que acontece hoje, sábado, 29, e domingo, 30, a partir das 9h no Campus Humberto Teixeira, no Bairro Santo Antônio.
“Neste final de semana estaremos dando início à vacinação das grávidas e puérperas do nosso município. Portanto, o município de Iguatu foi um dos poucos no interior do Estado a receber doses da Pfizer. Um imunizante apropriado para vacinar nossas gestantes. Estamos também ampliando a faixa etária das comorbidades de 18 a 59 anos de idade. Estamos chamando atenção para esses grupos, porque vamos utilizar o imunizante da Pfizer, uma vacina extremamente sensível que precisa de acondicionamento especial e depois de aberta precisa ser administrada no mais curto espaço de tempo. Esperamos contar com a participação de todas as pessoas que se enquadram nessa fase para participar dessa campanha pela vida, que só se consegue com a vacina”, aponta Fernando Fernandes, secretário de Saúde de Iguatu.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a vacinação será ampliada beneficiando pessoas que se enquadram nos critérios da campanha, com faixas etárias de 18 a 59 anos. “É importante lembrar que, para ser vacinado, precisa estar cadastrado no Saúde Digital, é obrigatório levar cópia e original de toda documentação exigida, além do laudo ou atestado que tem que especificar exatamente a comorbidade que a pessoa tem”, ponderou Edimira Assunção, coordenadora de Imunização de Iguatu.
No mutirão de vacinação, além das gestantes e mulheres que se encontram no período de 45 dias pós-parto, a partir de 18 anos, receberão a primeira dose da vacina os grupos: pessoas com diabetes (18 a 59 anos); pessoas com cardiopatia (18 a 59 anos); pessoas com Síndrome de Down (18 a 59 anos); pessoas com doença renal em diálise (18 a 59 anos); pessoas com deficiência permanente beneficiárias do BPC (18 a 59 anos).
Esperança
Em Iguatu, mais de 30 mil pessoas já foram vacinadas contra Covid-19, com aplicações das vacinas Coronovac e AstraZeneca. A chegada dos imunizantes da Pfizer reforça a campanha e amplia a população vacinada. A funcionária pública Paula Silva, que recebeu a primeira dose da Astrazeneca nesta semana, ressaltou que segue todas as recomendações para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. “Em casa adotamos lockdown rígido mesmo. Tudo que a gente necessita comprado é por delivery, sair somente o que for de extrema necessidade. Mas hoje valeu a pena sair do isolamento, porque chegou o dia de tomar a vacina. Agora volto para casa com a sensação que devemos continuar nos cuidando, manter todas os cuidados e esperar pela segunda dose para ficarmos imunizados”, disse.
Diante dos riscos de contrair a doença, entre as pessoas com comorbidades que estão sendo vacinadas a sensação é de segurança e de confiança na ciência. “Estou muito emocionada, esperava muito por esse momento. Graças a Deus, tomei a primeira dose, mas eu queria que não fosse só para mim, mas para todos. Esperamos que logo todos possam ser imunizados contra essa doença que tem levado muita gente querida. Vamos nos cuidar, nos proteger ainda mais”, mandou o recado a empresária Ana Lúcia Dutra.
0 comentários