NOTA DE APOIO

MANUTENÇÃO DA SECRETARIA DE CULTURA DE IGUATU

16/01/2021

A Diretoria do Instituto Dom José Mauro Ramalho questiona contra a transformação da Secretaria de Cultura para uma Secretaria Executiva de Cultura na Educação. Ao deslocar a Pasta de Cultura para Educação, verifica-se indubitavelmente um grande prejuízo e, consequentemente, o enfraquecimento das políticas públicas de cultura e da produção artística e cultural da cidade de Iguatu.

A cultura é um organismo vivo, dinâmico e de repercussão direta na vida das pessoas. Sua vivacidade consiste nas práticas de vida e de experiências de cada indivíduo; o dinamismo está na criatividade, na imaginação das expressões artísticas, corporais e culturais; a repercussão veicula-se ao protagonismo dos artistas, que com suas ações transformam a vida de tantas pessoas, sobretudo de crianças e jovens.

A decisão apresentada, que ecoa assustadoramente pelas redes sociais, avenidas, ruas e becos da cidade, nos causa preocupação. O Instituto manifesta em nome dos agentes de cultura e da população, que precisa da cultura como força de vida, de resistência, de esperança, a preocupação com os descasos gerais e faz votos de que não se concretize tal decisão aqui no município de Iguatu, que a cultura dialogue com a educação, mas com autonomia. As duas somando para a construção de uma sociedade de justiça, de paz e de esperança.

Diante disso, o Instituto Dom José Mauro, que traz em uma de suas áreas de atuação a Arte e Cultura, se solidariza com todos os artistas, promotores de eventos culturais e outras pessoas envolvidas no desenvolvimento cultural da nossa cidade e pede às autoridades, no caso ao Senhor Prefeito Ednaldo Lavor e a Câmara Municipal de Iguatu, para considerar as justas reivindicações dos profissionais da cultura e do povo iguatuense.

Uma vez respeitada, mantida e até ampliada esta importante Pasta, o Instituto se dispõe a manter canais de diálogo e possíveis parcerias no âmbito de ações artístico-culturais, visando sempre a Promoção Humana e a construção da Cultura de Paz.

 

Iguatu-CE, 15 de janeiro de 2021.

Maria do Socorro Pinheiro

Presidente do Instituto Dom José Mauro Ramalho

MAIS Notícias
Cangaceiro vs Michel
Cangaceiro vs Michel

Você sabe quem é Oswaldo Sargentelli? Sargentelli foi apresentador de TV, empresário da noite e também radialista e locutor nos anos de 1940. Na saudosa TV Tupi, Sargentelli comandou programas como “Advogado do Diabo” no qual fazia perguntas polêmicas aos convidados....

Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu
Para onde caminha o mercado imobiliário em Iguatu

A praticidade procurada pelas pessoas na aquisição de imóveis, tem contribuído para o surgimento de uma geração que tem descartado imóveis de grandes dimensões, muitos ambientes, espaços externos ampliados. Dentre os motivadores dessa mudança de comportamento, estão a...

Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *