Medidas tomadas pelo Comitê de Contingenciamento de Combate ao novo coronavírus e a gerência da Caixa Econômica Federal têm conseguido organizar as filas e atendimento da agência para quem buscam sacar a segunda parcela do Auxílio Emergencial, do Governo Federal.
A empregada doméstica Edilene Lima, 34, enfrentou uma pequena fila na manhã de ontem, sexta-feira, 22, quando foi ao banco receber a segunda parcela do Auxílio Emergencial. “Eu não precisei chegar cedo ao local. Cheguei às 9h30, peguei a senha, diferente da primeira vez que enfrentei uma longa fila. Quase que não conseguia sair daqui”, declarou.
Edilene é mãe de cinco filhos, por conta da pandemia da Covid-19, foi dispensada do trabalho e está em casa com a família. O valor de R$ 1.200,00 vai ajudar nesse momento difícil. “A primeira parcela deu pra quitar umas dívidas, pagar água, luz, comprar uma feira. Ainda guardei um pouquinho, porque não sabia se realmente ia receber essa segunda vez esse valor. Meu marido também tá em casa. Estamos levando os dias com esse dinheiro. Se não fosse, realmente não sei o que seria da gente”, complementou.
O Governo Federal desde segunda-feira, 18, iniciou a liberação da segunda parcela para beneficiários de programas sociais. “Tivemos que aprender e também as pessoas entenderam que não adiantava vir à toa para a rua, para fila do banco, por isso que a gente presenciava aglomerações. Além da seleção por filas de acordo com a necessidade de procura pelo serviço; o distanciamento necessário entre as pessoas, medidas de higienização, distribuição de máscaras, e bloqueios de acesso ao centro estão sendo fundamentais para a redução desse número de pessoas aqui no centro. Só fica na fila quem tem algum assunto ou pendência para tratar no banco”, explicou Marcos Ageu, secretário do Meio Ambiente de Iguatu, integrante do comitê de contingenciamento.
Mais pessoas na rua
A estimativa da prefeitura de Iguatu é que a partir de segunda-feira, 25, aumente o fluxo de pessoas na fila da Caixa, quando trabalhadores informais e autônomos receberão o benefício. “Esperamos um aumento de mais pessoas na segunda-feira. Mas manteremos o mesmo esquema. Tem o controle de pré-senhas, seleção de filas, distanciamento. Fora isso, a agilidade também da gerência do banco, que partiu pra cima e tem contribuindo e melhorado o atendimento às pessoas”, destacou Ageu.
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