Desde a abertura do novenário, dia 16, domingo passado, que a festa em devoção à padroeira de Iguatu, Senhora Sant’Ana, mantém a tradição de atrair uma multidão de devotos e participantes. Este ano o tema é ‘Com Senhora Sant’Ana, vivamos nossa vocação como graça e missão!’, chamamento atendido por pessoas todas as noites lotando a praça ao lado da igreja matriz com durante o novenário a partir das 19h.
Em meio ao público encontramos a aposentada Maria do Carmo Batista, 59, que participa do novenário de Senhora Sant’Ana desde a infância. Mantém esse costume e acabou se tornando devota da santa padroeira de Iguatu. Este ano a participação no novenário tem um motivo especial, como ela disse, veio agradecer por uma graça alcançada por intercessão de Santa Ana. “Eu estou aqui mesmo em agradecimento pela intercessão dela a Jesus. Pedi para que Ele mostrasse um meio para que eu fizesse minha cirurgia na visão, consegui e que tudo transcorresse com segurança. Graças a Deus, primeiro que tudo foi em paz. Eu estou enxergando melhor e vim pagar minha promessa. Assistir às novenas como sempre fiz, mas desta vez com mais fé e agradecida por todas as graças derramadas em nossa família. Fiquei também emocionada de ver meu filho lá em cima do altar junto com outros padres, o bispo. Ele é seminarista. Se Deus quiser vai se tornar padre e quem sabe celebrar também uma das noites de nossa Sant’Ana”, disse agradecida.
Uma das intenções dessas festas religiosas é justamente chamar as pessoas para uma conversão espiritual, um momento mais próximo de Deus. Não só devotos, mas até mesmo os padres, religiosos, religiosas e convidados sentem ainda mais essa emoção e a fé que emana do povo como pontua o padre Gilberlândio Alves, pároco do município de Senador Pompeu, que veio participar do novenário. “É sempre bom voltar a Senhora Sant’Ana e colaborar um pouco com esse momento. Não só colaborar, mas receber o carinho das pessoas. Muito da minha infância de fé também foi aqui no Iguatu, especialmente em Sant’Ana. Quando eu era seminarista, ficava ansioso, rezava para chegar julho para vir participar da festa de Sant’Ana, e voltar como padre é uma satisfação imensa. Por isso agradeço a Deus”, afirmou o padre Gil, um dos convidados da programação, pregador de uma das noites. “Incentivo às pessoas, principalmente quem não veio ainda, que venha fazer essa experiência belíssima de fé, através da devoção a Senhora Sant’Ana, o amor à palavra de Deus”.
Programação
A programação do novenário segue até o dia 26, dia dedicado à santa padroeira, quando é feriado municipal. Além da celebração das novenas às 19h, acontecem também caminhadas pela madrugada, às 4h30. “São vários bairros, várias paróquias que nós percorremos durante estas madrugadas. E uma das caminhadas mais esperadas vai ser amanhã, domingo, 23, para o bairro João Paulo II, que é bem mais distante da paróquia, mas que o povo vai com bastante alegria, com muita fé e devoção. Já no dia 26, grande dia de Senhora Sant’Ana, dia muito esperado pela comunidade iguatuense quando a gente celebra a festa da nossa padroeira com quatro missas às 6h, às 8h, às 10h e às 16h. Logo em seguida acontece a tradicional e grande procissão de Senhora Sant’Ana. Vamos sair em caminhada pelas ruas e avenidas de nossa cidade. Quando a gente voltar para igreja, tem show pirotécnico luminoso, show de prêmios e benção do Santíssimo Sacramento em agradecimento”, destacou o Padre Ricardo Pompeu, administrador paroquial.
0 comentários