Novo lote de vacinas contra a Covid-19 que chegou ao Ceará deve priorizar idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde

17/04/2021

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

A confirmação da chegada de mais um lote de vacinas contra a Covid-19, nesta sexta-feira, dia 16 de abril, pelo governador do Ceará, Camilo Santana, abre novas perspectivas no calendário de vacinação no Estado. São 234.700 novas doses, sendo 141.500 da AstraZeneca e 93.200 da CoronaVac.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado, esse lote vai ser destinado ao público prioritário de trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da Força de Segurança e Salvamento de Forças Armadas, que estão na linha de frente no Ceará. A chegada de novas doses acontece no momento em que as autoridades da saúde anunciam a aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca/Oxford, que deve ser iniciada na próxima semana, em Fortaleza. O intervalo aconteceu de 90 dias, entre a primeira dose e a segunda. Para quem se vacinou em janeiro deste ano, é preciso estar atento para não perder o último reforço do imunizante. A Prefeitura de Fortaleza vai informar dia, horário e local da vacinação para quem recebeu a primeira dose.

Isolamento rígido

Diante do quadro epidemiológico do novo coronavírus, o Governo do Ceará começou a relaxar as medidas restritivas no Estado. Mesmo assim, as cidades de Capistrano, Pacoti e Santana do Cariri seguem em isolamento social rígido, restringindo atividades não essenciais embora a reabertura econômica no Ceará tenha começado na última segunda-feira, 12 de abril. Os três municípios que prorrogaram o lockdown, reforçaram a fiscalização.

Na cidade de Aratuba, na Serra de Baturité, a medida aplicada foi a instalação de barreiras sanitárias nas estradas da cidade. Permitindo que pessoas de fora apenas usem a cidade para passar para outro município. Iniciou-se na última quarta-feira e vai funcionar de domingo a domingo por 30 dias.

Março deste ano se tornou o mês mais letal da pandemia no estado. Só nele, os Cartórios de Registro Civil cearenses contaram 6.930 óbitos por causas naturais, dos quais 3.202 deram-se da infecção causada pela Covid-19, correspondente a 46% do número total de óbitos, quase metade das mortes.

O lote vai ser destinado ao público prioritário de trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos – Foto Governo do Estado – Divulgação

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *