Núcleo de Atenção aos Animais de Rua promove minicurso ‘Dog Terapia’

29/06/2024

Dentro da programação da Semana de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA aconteceu o minicurso “Dog Terapia” cuja iniciativa é que animais sejam utilizados no auxílio do processo terapêutico. Na oportunidade, foi realizada prática complementar da Dog Terapia com cães que interagiram com os participantes. “A prática é utilizada para dar suporte emocional para as pessoas, auxiliando na saúde física e mental, levando a um bem-estar e diminuindo os níveis de estresse”, explicou Alan Marcell.

O projeto Dog Terapia foi implementado pelo Núcleo de Atenção aos Animais de Rua, NUAAR, da URCA Iguatu. Um dos objetivos é proporcionar a prática aos estudantes da instituição. “O Núcleo de Atenção aos Animais de Rua é um Núcleo Estudantil da Universidade Regional do Cariri, do nosso Campus Iguatu, criado por estudantes do curso de Enfermagem com auxílio do Centro Acadêmico e de colaboradores da instituição”, destacou Maria Fernanda Rodrigues Ventura, presidente do NUAAR.

Auxílio terapêutico

Inicialmente o objetivo do núcleo era promover melhores condições aos animais do campus Humberto Teixeira e promover adoção deles. “Porém, desenvolvendo a ideia, começamos a idealizar os animais do município de Iguatu e trabalhar com controle de antropozoonoses. O minicurso de Dog Terapia foi uma das primeiras ações do núcleo, sendo uma inovação dentro da universidade e um projeto que pretendemos ofertar mais vezes e para mais pessoas, como um recurso de auxílio terapêutico”, complementou Fernanda, destacando o empenho de todos os profissionais da instituição e alunos envolvidos nesse projeto, quando o núcleo é formado por estudantes dos cursos de Enfermagem e Educação Física. “O cuidado com a saúde é um ponto focal no desenvolvimento das ações, tanto para as pessoas quanto para os animais”, disse.

 

MAIS Notícias
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *