Dentro da programação da Semana de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri – URCA aconteceu o minicurso “Dog Terapia” cuja iniciativa é que animais sejam utilizados no auxílio do processo terapêutico. Na oportunidade, foi realizada prática complementar da Dog Terapia com cães que interagiram com os participantes. “A prática é utilizada para dar suporte emocional para as pessoas, auxiliando na saúde física e mental, levando a um bem-estar e diminuindo os níveis de estresse”, explicou Alan Marcell.
O projeto Dog Terapia foi implementado pelo Núcleo de Atenção aos Animais de Rua, NUAAR, da URCA Iguatu. Um dos objetivos é proporcionar a prática aos estudantes da instituição. “O Núcleo de Atenção aos Animais de Rua é um Núcleo Estudantil da Universidade Regional do Cariri, do nosso Campus Iguatu, criado por estudantes do curso de Enfermagem com auxílio do Centro Acadêmico e de colaboradores da instituição”, destacou Maria Fernanda Rodrigues Ventura, presidente do NUAAR.
Auxílio terapêutico
Inicialmente o objetivo do núcleo era promover melhores condições aos animais do campus Humberto Teixeira e promover adoção deles. “Porém, desenvolvendo a ideia, começamos a idealizar os animais do município de Iguatu e trabalhar com controle de antropozoonoses. O minicurso de Dog Terapia foi uma das primeiras ações do núcleo, sendo uma inovação dentro da universidade e um projeto que pretendemos ofertar mais vezes e para mais pessoas, como um recurso de auxílio terapêutico”, complementou Fernanda, destacando o empenho de todos os profissionais da instituição e alunos envolvidos nesse projeto, quando o núcleo é formado por estudantes dos cursos de Enfermagem e Educação Física. “O cuidado com a saúde é um ponto focal no desenvolvimento das ações, tanto para as pessoas quanto para os animais”, disse.
0 comentários