Nutricionista dá dicas para se recuperar dos exageros pós-festa

A nutricionista Juliana Vieira apresenta dicas importantes sobre quais alimentos devem ser evitados, para que a festa da virada seja plena, aproveitada até o final, mas que no dia seguinte não haja nenhum efeito danoso ao corpo e à saúde

31/12/2022

Estamos vivendo o último dia de 2022, e com ele vêm as festas de final de ano, as comemorações, muitas comidas, bebidas, exageros e os efeitos colaterais inevitáveis. Além disso, pelos excessos calóricos, principalmente os alimentos ricos em gordura e açúcar vêm também os inevitáveis ‘quilinhos’ a mais. Os exageros gástricos certamente fazem o corpo sentir o peso literalmente. Pensando nisso, a nutricionista Juliana Vieira apresenta ao caro leitor dicas valiosas para uma recuperação mais rápida, sem prejuízos ao corpo e à saúde.

De acordo com a nutricionista, é tempo de “apostar em grupos de alimentos ricos em fibras, minerais e vitaminas como: couve, repolho e couve-flor, os chamados vegetais crucíferos (ricos em antioxidantes, vitaminas, fibras e minerais, fundamentais no cardápio de quem vai comemorar as festas da virada. Já em relação às bebidas, Juliana orienta introduzir o limão e chás preparados com ervas, que ajudam na limpeza hepática, “como dente-de-leão e silimarina”, pontua a profissional.

Ainda conforme Juliana Vieira, os alimentos anti-inflamatórios podem ser introduzidos na dieta depois, e até mesmo antes dos eventos. “São alimentos ricos nutricionalmente, e fonte de gorduras boas”. Sua dica é que esses alimentos sejam consumidos antes da ceia, pois ajudam a reduzir a fome e você não exagera. Frutas, vegetais, suco verde (que tem valiosas propriedades antioxidantes).

Para quem for beber bebidas alcoólicas, a nutricionista também deu dicas para se recuperar da ressaca. “Para recuperar, você deve tomar café, beber bastante água, fazer uma alimentação saudável, beber chás com mel, suco de frutas e sopa. Outra dica importante é dormir bem”, explica.

Mas Juliana Vieira ressalta que a ressaca também pode ser evitada ou, pelo menos, chegar mais fraca. “Nas refeições, alterne entre a bebida alcoólica e água, e tente beber mais água do que o habitual para compensar”, indica. Juliana afirma que não há problema em confraternizar com a família e/ou amigos. “Tudo depende das suas escolhas. Se você fizer as escolhas certas, não tem problema nenhum em comer o rango tradicional do final de ano, sem exagerar, é claro”, destaca.

Ela listou alimentos que devem ser evitados na ceia. “Molhos, pois geralmente são muitos gordurosos, frutas em calda, fios de ovos, as sobremesas hardcore, contém muito açúcar e corantes”. Juliana alerta para tomar cuidado com as farofas. Segundo ela, na maioria das vezes, as farofas servidas na ceia de Natal e de virada de ano são muito calóricas e levam em sua receita ingredientes pouco saudáveis, como bacon, linguiça e outros embutidos.

Juliana lembra que isso varia muito, então você deve ficar ligado e comer apenas as farofas mais simples, ou com ingredientes mais saudáveis. “Prefira o arroz integral, caso tenha essa opção”. A nutricionista ressalta que alguns pratos e alimentos servidos na ceia do Natal e no Réveillon são nutritivos. “O peru, lombo, pernil é uma boa opção na ceia de Natal e ano novo, do ponto de vista dos macronutrientes, contém boa quantidade de proteína e pouca gordura. Para reduzir a quantidade de gordura consumida, o ideal é consumir sem a pele e dar preferência para a parte que tem menos gordura”, finaliza.

Perfil

Juliana Vieira é nutricionista graduada pela Uninove (CRN44442), e sempre busca se atualizar em cursos e congressos ao longo de sua carreira morou em diversos países, onde aprendeu muito da gastronomia. A nutricionista ficou conhecida por participações na TV. Ela costuma ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos com cuidados especiais e acompanhamento sob medida.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *