A inteligência digital é certamente o assunto mais comentado em todas as plataformas institucionais, de debates e de conversas em todo o mundo. É certamente por isso que a comunidade científica internacional, já se mostra muito preocupada com o futuro e o que poderá ocorrer em pouco tempo com o mundo.
Diante de tantas expectativas não seria diferente o mercado imobiliário ser inserido nessa seara, uma vez que envolve pessoas, negociações financeiras, entre outros procedimentos que certamente a IA será importante. Essa discussão certamente passou a ganhar fôlego em face do crescimento do CHATGPT, que é uma ferramenta que desenvolve tarefas como a criação a partir das instruções dos seus usuários, de códigos de programações e textos, além de assessorar o usuário em respostas diretas e rápidas, superando o que costumamos desenvolver em pesquisas no Google. Assim, no mercado imobiliário a ferramenta será capaz de criar qualquer tipo de texto, com extensão de grande porte em poucos segundos, substituindo desta forma horas de trabalho de um corretor experiente no mercado, possibilitando criar expectativas do que virá a ocorrer nesse mercado em curtíssimo período.
Embora a IA cause inicialmente um medo da substituição do ser humano no mercado imobiliário, especialistas afirmam que essa possibilidade não existe, uma vez que o lado humano no trato comercial com o cliente é muito diferenciado, embora será notado um grande avanço com o uso dessa ferramenta. Recentemente um especialista em tecnologia chamado Edney Souza, conhecido como interney, destacou que ferramentas de IA similares ao CHATGPT, possuem a capacidade de revolucionar a produção de conteúdo e que indiretamente a indústria sentirão essa situação.
Para Edney dois setores em empresas que se destacam é o marketing e a produtividade, no primeiro o CHATGPT pode acelerar e melhorar artigos, newsletters, anúncios entre outros, no segundo você aprimora e-mails, relatórios, avaliações. Com a inteligência artificial o mercado imobiliário poderá ser capaz, de criar anúncios dentro da expectativa do cliente para casa situação, por exemplo, possibilitando desta forma melhores resultados e mais competitividade para quem usá-la.
A inteligência artificial será sem dúvida alguma um divisor de águas no mercado imobiliário, possibilitando desta forma brevidade nas campanhas publicitárias em lançamentos de imóveis, o alcance a um público específico com anúncios previamente ajustado ao perfil do cliente, além de estabelecer parâmetros a serem adotados pelas equipes das empresas, como é o caso de análise de cadastro dando ao mesmo tempo diversos perfis comerciais do clientes como seus escores, empresas que é cliente, endereços, empregos até a data de consulta, comportamento social em relação às compras, entre diversos outros que a empresa conseguirá para a diminuição de riscos nos negócios realizados.
Por fim, mesmo sabendo que os especialistas acreditam que jamais o humano será substituído, ao menos todos concordam com uma situação: As pessoas e em especial os gestores terão como papel principal, desenvolver o seu brilho com mais qualidade e eficiência.
Bom final de semana!
0 comentários