O Mel da Abelha Rainha

08/11/2024

Kleyton Bandeira Cantor, compositor e pesquisador cultural

Kleyton Bandeira
Cantor, compositor e pesquisador cultural

Depois de dias cansativos de trabalho, Maria Bethânia desembarca no aeroporto de Salvador, pega um taxi e se encaminha para casa em busca de seu merecido descanso. Era véspera do Dias dos Namorados.

O taxista, querendo agradar a baiana, liga o som do carro e, de repente, Bethânia escuta no rádio um jingle de um motel – um chamamento ao amor, afinal de contas, como falei, era quase dia dos namorados – que dizia “De repente fico rindo à toa sem saber por que e vem a vontade de sonhar de novo te encontrar”.

Ela ficou tão encantada com aquela música que, depois de uma breve pesquisa, ligou para Duda Mendonça, compositor e publicitário da primeira parte da canção. Aliás, ambos já haviam trabalhado juntos. O cara estava de boa, no sossego do seu lar, e recebe a ligação de ninguém mais, ninguém menos do que Maria Bethânia pedindo para gravar a sua música, e lógico que ele autorizou né, gente.

Em seguida ela pediu a Paulo Sérgio Valle e Jota Morais que compusessem a segunda parte da música para que ela perdesse aquela cara de vinheta, sabe, e eis que surgiu o clássico Cheiro de Amor.

Duda estava fora do país quando foi lançado o disco Mel, em 1979, e também foi no caminho do aeroporto para casa que ele escutou no rádio do taxi a voz do radialista dizendo assim “e em primeiro lugar, na voz de Maria Bethânia, Cheiro de Amor”. Que recepção, hein, Duda?

E mais uma vez a Abelha Rainha, que, diga-se de passagem, só ganhou esse codinome depois desse disco, acertou.

O disco Mel também contou com outros grandes sucessos da cantora como Grito de Alerta, composição de Gonzaguinha, e Lábios de Mel, de Waldir Rocha.

Pois é, você sabia que um dos maiores sucessos de Maria Bethânia surgiu de uma campanha publicitária de um motel?

Bom final de semana e até a próxima!

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *