O papel dos influenciadores digitais

04/07/2020

João Híder Damasceno (Estudante)

A popularização da internet fez com que as redes sociais ganhassem cada vez mais notoriedade pelo público, visto que são ferramentas de fácil acesso e com uma interatividade bem maior comparada a outros meios de comunicação como o rádio e a televisão. Nesse contexto, surgiram os influenciadores digitais, que possuem grande número de seguidores e influenciam diretamente na formação de opinião de quem os acompanham no ambiente virtual. Em vista do exposto, torna-se notório a preocupação da disseminação de fake news e em controversa a propagação de informações verídicas por meio dos influenciadores. 

Diante das informações expostas, é imprescindível salientar que os influenciadores digitais atuam em múltiplos conteúdos tais como esportes, moda, política, religião, compras, educação, cultura e notícias. Desse modo alcançam várias esferas da realidade coletiva, influenciando diretamente na forma de interagir com outras pessoas; entretanto, isso pode influenciar na propagação de notícias falsas, gerando problemas como histeria coletivas.

Outrossim, os influenciadores mostram-se como uma grande fonte publicitária, visto que possuem um canal de comunicação nichado, com um público que busca especificamente pelo o conteúdo apresentado por eles. Isso faz com que as empresas os busquem para apresentar seus produtos e divulgar sua marca, prática que cresce cada vez mais, segundo uma pesquisa realizada pela YOUPIX, agência responsável por negócios da indústria digital, a qual mostra que o investimento em mídia digital passou de 100 mil reais em 2017 para 700 mil em 2019 em 36% dos 96 negócios entrevistados. Paralelamente a isso, grande parte dos consumidores podem comprar produtos sem fazer análise crítica de uso custo ou benefício; comprando apenas induzidos pelo “marketing” digital.

Em virtude disso, é evidente a necessidade de conter a disseminação de fake news por meio desses influenciadores, e estimular o pensamento crítico dos seus seguidores. Portanto, cabe aos influenciadores e à rede social em que estão vinculados estimular a propagação de notícias verídicas em quaisquer conteúdos abordados, exibindo a referência da fonte de conteúdo a fim de evitar a propagação de notícias falsas.

Além disso, é preciso que os usuários já conscientes estimulem os outros que ainda não possuem essa consciência a pesquisar produtos em outras fontes, por meio da internet, com o objetivo de instigar o consumo consciente. Assim, as problemáticas apresentadas vinculadas aos influenciadores digitais serão sejam atenuadas.

Texto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *