O que o mercado imobiliário espera dos novos gestores

04/10/2024

Com a aproximação do pleito municipal em nossa cidade, existe uma grande expectativa para a próxima gestão que se aproxima, seja ela do executivo ou do legislativo.

O município de Iguatu possui o seu desenvolvimento urbano a partir da criação de loteamentos, espaços territoriais que se encontram na sua grande maioria carente de manutenção de suas vias, seja em relação aos buracos existentes, ausência de capinação e lixo. Além disso, estamos com uma legislação que trata da urbanização com quase 20 anos sem atualização, em especial o nosso plano diretor que data do ano de 2009 e precisa urgentemente ser reavaliado.

Por outro lado, é necessário a adoção de uma política pública, voltada aos investimentos do IPTU (imposto predial e territorial urbano) exclusivamente para as vias urbanas, seja na pavimentação, ampliação, manutenção, conservação, que nos parece ainda sem transparência o seu uso, o que tem motivado os moradores a serem inadimplentes, trazendo baixa arrecadação e assim sérios problemas na manutenção das nossas vias urbanas.

O mercado imobiliário espera que as secretarias que possuem vinculação com a sua área de atuação, sejam fortalecidas para desenvolver as ações em especial na implantação de loteamentos, evitando problemas que tem sido muito comum naqueles espaços de moradias, possibilitando uma maior fiscalização e atuação técnica que trará mais segurança para os futuros moradores.

Ainda no que se refere aos loteamentos é necessário a implantação de algumas políticas públicas, no sentido de ocupação pelo município dos espaços institucionais e áreas verdes, que são por lei doados ao município para a oferta de equipamentos públicos aos moradores, o que atualmente encontra-se sem a devida atenção e cumprimento.

Na área central da cidade espera-se um redimensionamento das vias, possibilitando o trânsito de pedestres pelas calçadas, sem a ocupação daquelas por atividades comerciais como vemos atualmente. Além disso, é importante reavaliar o trânsito de veículos nos dias de sábados, onde existe uma frequência maior de pessoas da cidade de Iguatu e regiões vizinhas, possibilitando desta forma maior segurança para os pedestres e fortalecendo as atividades comerciais do centro da cidade.

No que se refere aos gestores legislativos e demais vereadores, espera-se uma câmara mais atuante na fiscalização dos serviços voltados às vias urbanas da cidade e distritos, ao cumprimento da legislação e de sua melhoria, além da criação de novas leis que possam trazer benefícios aos munícipes de Iguatu.

Por fim, esperamos ações que possibilitem colocar a nossa cidade como de fato a capital do centro sul, servindo de modelo de gestão para os demais municípios de nosso estado.

Bom fim de semana!

MAIS Notícias
Padre Raimundo Fagner?
Padre Raimundo Fagner?

Ferreira Gullar: Além de ser o grande cantor e o grande compositor que é, também é uma pessoa irresistível. É muito afetuoso e a minha relação de amizade com ele nasceu basicamente em função dessa característica dele.   Michael Sullivan: Ele é meio ranzinza,...

Aumento da taxa de juros SELIC: causas e consequências
Aumento da taxa de juros SELIC: causas e consequências

Marcelo Ximenes Teles da Roza Mestre em Economia -UFC Professor da Faculdade São Francisco do Ceará-FASC No último dia 18, o Banco Central do Brasil (BACEN) aumentou a taxa Selic em 0,25 %, passando de 10,5% para 10,75% ao ano. Foi o primeiro aumento da taxa básica de...

60 anos da Paróquia do Prado em verso e rima
60 anos da Paróquia do Prado em verso e rima

Por Ismael Oliveira* Foi nas terras de Iguatu, O lugar da água boa, Que primeiro se ouviu O entoar de fina loa, Dedicada a Mãe de Deus, Que na oração ressoa. O bairro Prado escolhido Já inscrito em sua sina, Para ocupar tal morada Que a Deus também fascina. E ali foi...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *