Kleylton Bandeira, 38, é um talentoso compositor iguatuense. Ele representa com muita legitimidade a nova geração de artistas do gênero, em nível de Iguatu. Há pouco mais de um ano ele resolveu encarar o perfil do profissional que trabalha nos bastidores para oferecer o estrelato aos intérpretes. Quando não visualizava a música como uma carreira, Kleylton encarava como lazer e diversão.
Foi a partir de um encontro de amigos com um dos mais expoentes compositores do Brasil, Júnior Gomes, 30, cearense de Quixeramobim, que Kleylton percebeu que poderia transformar seu talento de compositor numa atividade profissional e remunerada. Até então, tudo que ele fazia com as letras que produzia era para alimentar seu hobby por música. Júnior Gomes é autor de músicas campeãs de execução nas rádios e acessos em plataformas digitais na internet. Já conseguiu emplacar grandes sucessos nas vozes de Wesley Safadão, Marília Mendonça, Zé Neto e Cristiano, Gustavo Lima e outras estrelas do sertanejo universitário moderno.
Kleylton lembra que foi numa conversa com Júnior Gomes, na EXPOCRATO de 2019, que o compositor o teria incentivado a encarar a arte de compor como uma profissão. Mais do que isso, o amigo lhe apontou caminhos seguros pelos quais ele pode seguir, visando uma carreira sólida, que lhe dê não apenas status de artista, mas a compensação econômica como retorno do seu esforço e dedicação. “Foi incrível! A partir daquela minha conversa com o Júnior pude perceber a importância do compositor numa letra de música de sucesso, porque até então eu só conseguia enxergar o intérprete, agora não, eu vejo todos, compositor, arranjador, produtor, intérprete, porque cada um tem uma função essencial numa produção”, contou.
40 letras gravadas
Nesta semana o cantor de forró Gleydson Gavião lançou em seu perfil no Instagram a música ‘Vaqueiro Campeão’, composição de Kleylton Bandeira. Além desta, Kleilton admite que já deve ter atualmente cerca de 40 letras que foram gravadas pelos mais diferentes intérpretes, pelo Brasil afora. Mais do que isso, atualmente Kleylton integra o casting de compositores do cantor Wesley Safadão.
Graduado em Matemática e pós-graduado em Gestão Escolar, Kleylton sempre gostou de escrever. É um hábito que cultiva desde a adolescência. Em 2009 ingressou através de concurso público como servidor público efetivo do IFCE. Mas a paixão pela música e as composições, nunca abandonou. O tempo lhe deu fôlego para dominar também a arte de tocar violão, o que facilita no preparo das prévias das músicas, antes do envio para os intérpretes.
É através do contato com outros compositores que o músico iguatuense reconhece que composição é trabalho metrificado, árduo, tarefa para poucos, requer estudo, qualificação e minucioso trabalho de pesquisa para verificar as tendências do mercado da música, o que está no auge e o que as pessoas estão dando preferência para ouvir.
Outro diferencial é o reconhecimento do compositor junto a seu público. Kleylton já sabe que este também é um caminho difícil e tortuoso. Pelo seu talento e pelo que já demostrou em potencial, recentemente foi contratado pela ‘Medalha Editora’, empresa que cuida da carreira dos compositores. É ela que trata de toda parte burocrática para inserir e manter o nome do compositor numa das sete associações de músicos compositores que integram o ECAD, órgão oficial de arrecadação dos direitos autorais no Brasil. A associação da qual Kleylton faz parte é a Socinpro.
Com importantes projetos para o ano de 2021, o compositor iguatuense está feliz com os grandes resultados de 2020. Ele enfatiza que muita coisa boa aconteceu em sua vida e carreira em pouco tempo, no decorrer de um ano e que o melhor ainda está por vir. Kleylton já sabe também que a estrada é longa, e que para trilhar por ela só será necessário aprender a administrar os percalços, driblar as armadilhas e se firmar como promissor compositor brasileiro.
Confira o clipe da música ‘Vaqueiro Campeão”
0 comentários