Nesta semana, o prefeito Ednaldo Lavor (PSD) anunciou a retomada das obras de escoamento das águas pluviais no trecho da Av. Dr. Alberico Mendonça, em Iguatu. Acompanhado de secretários, operários e engenheiros responsáveis pela intervenção, o gestor reiterou ações de enfrentamento aos desafios causados pelos alagamentos recorrentes na região.
A via encontra-se parcialmente interditada para dar espaço às máquinas que reiniciaram a escavação do canal na avenida, visando o eficiente escoamento da água. A empresa contratada Consórcio Mobilidade Iguatu deu início à construção do bueiro triplo no local, utilizando até mesmo bombas para retirar o acúmulo de água que se mostrava um obstáculo à continuidade dos trabalhos.
As obras haviam sido paralisadas por 15 dias devido ao aumento do volume de chuvas, que saturou o solo e tornou-o impróprio para a operação das máquinas e a segurança dos operários. O local, já tema de reportagens do Jornal A Praça, tem sido alvo de reclamações constantes de empresários locais e moradores, que sofrem com os prejuízos causados pelos alagamentos.
Segundo engenheiros que supervisionam a intervenção, as avenidas Alberico Mendonça e João Paulino apresentam cotas superiores às ruas transversais, o que tem gerado problemas no escoamento correto das águas pluviais. Os bueiros, que sempre foram um desafio devido à sua localização, dimensão e cotas inadequadas, têm funcionado como barreiras, principalmente o que está próximo à empresa de materiais de construção.
Os meses de chuvas mais intensas resultaram em alagamentos nos bairros Cajueiro, Alvorada, Areias I e II. Em resposta às demandas urgentes dos moradores, foi iniciada a escavação para a confecção do bueiro no local correto, conforme projeto já estabelecido, que irá direcionar a água para o canal principal entre as avenidas João Paulino e Alberico Mendonça.
A estrutura de bueiros faz parte de um projeto de drenagem mais amplo, integrado ao Programa de Infraestrutura de Iguatu (PROINFI), que contempla todo um sistema de drenagem no bairro. Esse sistema inclui desde bocas de lobo até canais de microdrenagem subterrâneos e a céu aberto, bem como o novo canal principal, com cotas e dimensões apropriadas para garantir o escoamento eficiente das águas pluviais. Até o momento, não foram fornecidas informações sobre a data de conclusão da obra.
0 comentários