Observador registra 221 espécies de aves migratórias em Iguatu

13/04/2019

Com uma câmera em mãos e a missão de garantir um registro inédito de uma espécie pouco ou jamais vista no território. É essa missão encarada como hobby por Alan Marcel Braga, mas que já rendeu ao município de Iguatu o status de um dos maiores do Ceará em apontamento de variedade de aves e descobertas, já que a cidade é rota e destino migratório de espécies raras.

A atividade desenvolvida há quase um ano nasceu após uma viagem de Alan ao sudeste do país e conhecer a ave jacus, ave natural da região, responsável por selecionar um dos cafés mais caros do mundo. “Conheci a história que o jacu, ao atacar os cafezais, não apenas come os grãos como seleciona os melhores, ou seja, os mais saudáveis e maduros para ingerir. Do seu processo digestório é que vem o segredo e o diferencial do produto. Ao ingerir o café, o organismo do pássaro, que não tem estômago, aproveita apenas a polpa e a casca do grão, eliminando-o intacto. Além disso, a digestão do animal deixa o café com um sabor único. E isso me fez atentar a saber quais são as aves que existem em Iguatu. Comprei uma câmera, passei a estudar fotografia, aves e caí em campo”, contou Alan.

O trabalho de Alan fez perceber que a cidade com suas lagoas tem se tornado espaço de aves migratórias em busca de alimentação e reprodução. O tapicuru, oriundo do Sul e do Pantanal, é uma dessas aves que migra a cada ano para Iguatu em busca de alimentação e reprodução, ave essa jamais vista no Ceará.

O pássaro passou a atrair curiosos e observadores em áreas de lagoas, no entorno da cidade. Nesse período de chuva, o revoar e cantar das aves (tetéu, gavião, garça) ficam mais intensos pela manhã e no fim de tarde. “Iguatu tem uma formação de várias lagoas que fazem essas aves se sentirem confortáveis”, explicou.

Engana-se quem pensa que Alan tem relações com meio ambiente há muito tempo. Estudante de Economia e servidor público estadual da Secretaria de Ciência e Tecnologia, o agora observador de aves tornou-se um apaixonado pelo seguimento. “Cada dia que passa, leio ornitologia e me especializo cada vez mais pela fotografia”, contou.

O tapicuru é uma ave íbis, que tem bico grande e torto, apresenta plumagem preta e amarelada, e faz grandes voos. Tem em média 50 cm. O período de chuva favorece a migração das aves que são atraídas por águas novas, dentre elas, o pesquisador já fotografou nas lagoas de Iguatu, a biguatinga (oriunda do Pantanal/Sul), a garça moura (Sul), tuiuiú (Pantanal) e as aves limícolas (habitam áreas de lodo, lama) que vêm do litoral para o continente.

Ciência cidadã
O pesquisador tem em sua estatística particular a observação de 221 espécies, em Iguatu já relacionou 186, colocando o município em 13º no ranking no Ceará através do portal ‘wikiaves’, site de conteúdo interativo, direcionado à comunidade brasileira de observadores de aves, com o objetivo de apoiar, divulgar e promover a atividade de observação e a ciência cidadã. “Tudo é registrado e catalogado”, explicou o observador de aves.

Esses números fizeram Iguatu superar cidades como Crato, Pacatuba, Meruoca, Maranguape e outras que têm resquícios de Mata Atlântica, serras e ambientes que aparentemente são muito mais favoráveis que o município do Centro-Sul. Alan já tem uma meta futura. “Colocar Iguatu mais acima nesse ranking, com espécie que ouço falar que aqui possui e quem sabe fazer uma viagem pelo Nordeste fazendo essa experiência”, adiantou.

MAIS Notícias
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente
Obra de reforma da Prefeitura de Iguatu será licitada novamente

As obras de reforma da sede da Prefeitura de Iguatu estão paralisadas desde a eleição de 2024. Mesmo com placa identificando a obra, com valor, órgão responsável e prazo de entrega, não há nenhum operário no local, apenas um homem numa ‘gurita’ que se identificou como...

Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto
Artesã iguatuense faz releituras de obras de Romero Britto

  A artesã e artista plástica Silvanir Paulino atualmente trabalha na pintura de telas inspiradas nas cores e traços do artista pernambucano Romero Britto. A ideia é montar em breve uma exposição com as telas que vem pintando. Silvanir utiliza a técnica acrílica...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *