Alunos inovam e lançam podcast ‘ArqFASC’
Os alunos do curso de Arquitetura da Faculdade São Francisco do Ceará (FASC) lançaram esta semana o podcast intitulado “ArqFASC” disponível na plataforma Spotify. O podcast conta com a coordenação do professor Jefferson Aleff, surgiu como produto final da disciplina de Teoria e História da Arquitetura 4 (Modernismo) e foi produzido pela atual turma do 5º período.
Cada episódio trata de um tema que retrata a vida e trajetória de nomes importantes da história da arquitetura, aspectos arquitetônicos modernistas, contexto histórico, entre outros assuntos. Clique aqui para ouvir o primeiro episódio.
Prevenção à violência contra a mulher passa a ser parte do currículo escolar
Foi publicada nesta semana uma Lei que inclui conteúdos relativos aos direitos humanos e à prevenção de todas as formas de violência contra a criança, o adolescente e a mulher, como temas transversais nos currículos da educação básica. A lei também cria a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher, a ser realizada todos os anos no mês de março.
Jovens brasileiros não estão otimistas para o futuro, segundo estudo
Em outubro do ano passado, um estudo chamado Youth Barometer (Termômetro da Juventude, em tradução livre) mostrou que o otimismo dos brasileiros com idades entre 16 e 25 anos está no menor patamar da última década. Para se ter uma ideia, em 2012, por exemplo, os brasileiros otimistas na faixa etária pesquisada eram 75% do total. Nove anos depois, o grupo dos que esperam um futuro melhor é de apenas 45%.
Desinformação
Estudo da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) mapeou os principais grupos e canais de discussão política no Telegram, revelando que 92% dos usuários que acompanham temas políticos estão em grupos bolsonaristas. Especialistas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), no entanto, alertam que a plataforma não tem contribuído no combate à desinformação e pode ser um dos principais espaços de disseminação de fake news nas eleições de 2022.
MEC vai capacitar 500 mil professores e estimular educação financeira em escolas
Uma parceria entre o MEC (Ministério da Educação) e a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) irá capacitar 500 mil professores da rede pública e privada de ensino do país. Caberá às escolas divulgar e oferecer os cursos aos seus professores e o MEC terá o papel de divulgar a plataforma junto às escolas e secretarias.
Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador
A nova lei traz consigo um novo regime de licitação, tornando mais simples para o Poder Público comprar inovação. Ou seja, será mais simples que as startups vendam seus produtos e serviços inovadores para o Estado. As licitações e os contratos constante no Marco Legal buscam resolver demandas públicas que exijam solução inovadora com a utilização de tecnologia, e promovem a inovação no setor produtivo nacional por meio do uso do poder de compra governamental. A inserção de tecnologias e inovações no setor público maximiza a prestação dos serviços prestados para o povo. Antigas demandas da sociedade serão resolvidas de maneira ágil e inteligente pelas startups.
“Formar gerações que tenham a democracia como um princípio de gestão da
vida coletiva a ser defendido e protegido é uma missão de quem educa.”
Mário Sérgio Cortella
0 comentários