Inscrições para o Enem 2021 começaram na quarta-feira, 30
As inscrições para o Enem 2021 começaram na última quarta-feira, 30, e vão até 14 de julho. A prova está marcada para os dias 21 e 28 de novembro. No momento da inscrição, que deve ser feita pela página do participante, o candidato deve escolher se quer fazer a prova impressa ou digital. Nesta edição, o Inep disponibilizou mais de 101 mil inscrições para a modalidade digital do exame, que é exclusiva para quem já concluiu o ensino médio, ou está concluindo em 2021.
Cai número de famílias que defendem fechamento de escolas na pandemia
O percentual de famílias brasileiras que considera muito importante manter as escolas fechadas como forma de prevenir a covid-19 caiu em um ano, de acordo com estudo divulgado na quarta-feira (30). No início da pandemia, em julho de 2020, 82% dos brasileiros afirmavam que era muito importante manter as escolas fechadas. Em novembro, essa porcentagem caiu para 71%. Agora, em maio de 2021, são 59%.
Gravidade da pandemia não influenciou fechamento de escolas pelo mundo, diz OCDE
O período de fechamento das escolas desde o ano passado dependeu mais da capacidade do sistema educacional de cada país em lidar com as dificuldades do que com a gravidade da pandemia de covid-19. O Brasil, ao lado de Colômbia, Costa Rica e México, é um dos locais com mais dias sem aulas presenciais nessa comparação. O relatório da OCDE também revela que o fosso entre as escolas públicas e particulares no Brasil é um dos maiores do mundo.
Educação merece prioridade, mas não sabe priorizar
Adolescentes e jovens são os mais urgentes a serem atendidos em meio à enorme crise educacional instalada hoje no Brasil, mas sua priorização não tem encontrado ressonância nas ações governamentais e menos ainda no diálogo público. Mais especificamente, os alunos do ensino médio (inclusive técnico e profissional) e do ensino superior precisam ser priorizados no retorno às aulas presenciais, quando isso for possível, e nas estratégias para apoiar sua continuidade nos sistemas de ensino. / Fonte: Nexo Jornal
Empresas de tecnologia podem revolucionar a educação
O setor da educação enfrenta alguns desafios como a necessidade de atualização profissional constante e a democratização de um ensino de qualidade. Nesse contexto, empresas já estabelecidas e startups do setor de tecnologia estão ganhando espaço no setor de educação. Um exemplo é o Google que está trazendo a Inteligência Artificial para as salas de aula.
Estados apresentam falhas nos protocolos para volta às aulas, aponta pesquisa
Uso de máscaras, álcool em gel e distanciamento físico são medidas básicas para evitar a transmissão do coronavírus, mas somente elas não garantem a segurança na reabertura das escolas. Um levantamento com dados públicos de cinco estados sobre medidas para o retorno às aulas presenciais aponta falhas nos protocolos analisados, considerando o que a ciência já apontou como seguro para impedir a transmissão de coronavírus (como o uso de máscaras e o escalonamento no transporte até a testagem).
Dois projetos brasileiros ganham destaque em estudo internacional sobre desenvolvimento de competências
Um novo estudo realizado pelo site Hundred e pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) destaca projetos inovadores que podem inspirar e ajudar na busca por respostas. Os projetos brasileiros “Caixa de Ferramentas Jovem” e o “De Criança para Criança” ganharam destaque como inovadores para o desenvolvimento de habilidades para o século 21. O mapeamento foi realizado em toda a América Latina e em países do Caribe.
0 comentários