“E o Deus da esperança vos encha de todo o gozo e paz no vosso crer, para que sejais ricos de esperança no poder do Espírito Santo”. Romanos 15:13
Silêncio pusilânime
Os professores da rede municipal estão na luta pelo direito consagrado pela Lei do Piso relativo à reposição salarial. A gestão insiste em massacrar os professores usando os canais de imprensa bancados pela prefeitura, na tentativa de distorcer os fatos. Enquanto o prefeito e seus asseclas usam artifícios para tentar justificar o injustificável, os vereadores da situação, inclusive aquele que é professor, mantêm o silêncio em defesa dos docentes. Nem mesmo a presidente da Câmara, que pretende trocar o parlamento mirim pela Câmara Federal se manifesta. Se aqui, sendo primeira dama e presidente do legislativo, ela não tem voz, imagina lá em Brasília…
Especialistas divergem sobre não uso de máscara nas salas de aula, Fiocruz pede cautela
A melhora nos indicadores da pandemia levou alguns governos, como o do Rio de Janeiro, a suspenderem a obrigatoriedade de máscaras nas escolas, mesmo em ambientes fechados. Em São Paulo, foi liberado o não uso de máscaras nos locais abertos das escolas. Os especialistas têm divergido em relação a essas medidas. Para o pesquisador da Fiocruz, Rafael Guimarães, o ideal seria alcançar a imunização completa de 90% da população e aumentar a cobertura vacinal na faixa de 5 a 11 anos de idade. Já na opinião do infectologista Marcelo Daher a redução no número de casos e óbitos nas últimas semanas permite essa flexibilização. A Fundação Oswaldo Cruz ressaltou que a flexibilização do uso obrigatório de máscaras em crianças no ambiente escolar precisa ter cautela, e deve estar baseada em indicadores de baixa circulação do vírus e indicadores gerais de vacinação.
Estudantes poderão escolher área avaliada no novo Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderá ter questões subjetivas e provas voltadas para áreas específicas. As mudanças foram propostas em parecer aprovado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), com o objetivo de orientar as alterações que deverão ser feitas no exame para que ele seja adequado ao novo ensino médio. O novo Enem começa a ser aplicado em 2024. Uma das sugestões é que o Enem passe a ser realizado em duas etapas. A primeira, tendo como referência a formação geral básica dos currículos do novo ensino médio, baseada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Nessa etapa, deverá ser aplicada a prova de redação. Na segunda etapa, a recomendação do CNE é que o estudante escolha as provas que fará de acordo com a área vinculada ao curso superior que pretende cursar.
Melhorar qualidade da educação reduz até homicídios, diz estudo
Garantir a uma geração de alunos um ensino de qualidade durante toda a vida escolar aumenta não apenas as chances de que eles cheguem ao ensino superior e consigam um emprego, mas também diminui as taxas de homicídio. Essa é a conclusão de um estudo feito pelo Insper que analisou como variações na qualidade da educação básica afetam indicadores de violência e trabalho dos municípios. O estudo, assinado pelo pesquisador Daniel Cerqueira, apontou a educação como a principal política social de redução dos assassinatos.
Crianças apresentam indisposição, dificuldade para socializar e saudade das telas no pleno retorno às aulas presenciais
Os dois longos anos de pandemia da Covid-19, com excesso de telas e escassez de contato – realidade de muitas famílias com filhos confinados em casa – cobraram um preço também aos meninos e meninas em idade escolar. Os impactos de época tão confusa, agora, com o pleno retorno presencial às escolas, tornaram-se visíveis nas rotinas das salas de aula. Dentro das escolas, professores relatam crianças menos dispostas, mais dispersas, inseguras para iniciar relações com os colegas e até com dificuldade para escrever ou amarrar os tênis, atividades básicas para os primeiros anos da vida escolar.
0 comentários