“Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós”.
Colossenses 3:13
Ataque às urnas eletrônicas
O Presidente da república voltou a atacar a segurança das urnas eletrônicas, em um evento em Foz do Iguaçu (PR), na última sexta-feira (2). A declaração foi uma resposta à decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de cassar o mandato do deputado federal Fernando Francischini (União Brasil – PR) após a transmissão de uma live onde apresenta falsas afirmações de fraude nas urnas durante a última eleição. A cassação, que havia sido suspensa pelo ministro Kássio Nunes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi mantida após votação do STF nesta terça-feira (7). A segurança das urnas eletrônicas será tema também da tréplica do Ministério da Defesa ao TSE, que tem como intuito rebater os comentários técnicos apresentados pelo tribunal aos questionamentos feitos pelas Forças Armadas.
Articulações internacionais
Mais de 70 organizações da sociedade civil brasileira enviaram uma carta para o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, alertando para que durante o encontro do presidente com Jair Bolsonaro (PL) na Cúpula das Américas, Biden defenda o respeito às regras democráticas e a proteção ambiental. Outros atores internacionais que estão sendo alertados sobre a segurança nas eleições são os diplomatas estrangeiros no Brasil, que receberam informações sobre o sistema de votação durante a Sessão Informativa para Embaixadas: o sistema eleitoral brasileiro e as Eleições de 2022. Ministros e Secretários da Corte expuseram aos representantes estrangeiros o calendário eleitoral, informações sobre o voto no exterior e detalhes sobre a segurança do sistema eletrônico de votação.
Fome no Brasil
Uma pesquisa publicada na quarta-feira, 8, mostrou que seis em cada dez famílias brasileiras vivem em situação de insegurança alimentar. O levantamento do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN), revelou que 33,1 milhões de pessoas passam fome no Brasil.
96% dos pais querem serviço de saúde mental nas escolas
No Brasil, 96% dos pais gostariam que as escolas oferecessem serviços de saúde mental gratuitos aos estudantes. Isso é o que indica uma pesquisa da Pearson, empresa mundial de aprendizado. O estudo revelou que a preocupação dos brasileiros com os cuidados psicológicos é maior do que a média global. Para a pesquisa, foram ouvidas mais de oito mil pessoas do Brasil, China, Índia, Reino Unido e Estados Unidos. Nos cinco países pesquisados, o índice de entrevistados que também tem esse desejo é de 92%. Esse aumento da demanda pelos serviços voltados à saúde mental é uma consequência da pandemia da Covid-19. De olho neste cenário, o Senado Federal aprovou, nesta semana, um projeto de lei que institui no calendário das escolas de educação básica públicas e privadas a realização de uma semana dedicada à saúde mental, com o intuito de ampliar as discussões sobre o assunto. E além dos alunos, o aumento dos casos de depressão entre professores também têm sido um desafio recorrente enfrentado pelas instituições de ensino.
0 comentários