“O caminho de Deus é perfeito; a palavra do SENHOR é provada; ele é escudo para todos os que nele se refugiam”. Salmos 18:30
Ceará segue com crescimento na taxa de positividade para Covid-19
De acordo com o laboratório DB Molecular, o Ceará foi o estado que apresentou o maior índice de positividade dos exames de Covid-19 na última semana (25 de junho a 1 de julho), chegando a 55% de positivação. Na semana anterior (entre 18 e 24 de junho) o índice era de 51%. Após 13 semanas seguidas de alta, a média nacional caiu para 36%, um pouco menor dos 38% registrados entre 18 e 24 de junho. Atrás do Ceará seguem os estados do Piauí com 50% e Bahia com 47% de positivação. O Rio Grande do Sul foi o estado com menor índice de positivos com 16%. Entre maio e junho foi registrado um crescimento de 98% nos casos positivos e de 62% na quantidade de exames realizados nacionalmente. O Ceará apresentou um crescimento de 331% na realização dos exames (entre maio e junho) e de 42% nos casos positivos.
Plataformas e desinformação
Em visita ao Brasil, Frances Haugen, ex-funcionária do Facebook que denunciou a empresa ao Senado americano, declarou que a plataforma não prioriza o Brasil em suas ações de combate à desinformação durante o período eleitoral. Além de participar de uma conversa com organizações da sociedade civil, a especialista em algoritmos esteve em uma audiência pública na Câmara dos Deputados.
Defesa das Eleições
Em reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) reafirmou o compromisso do parlamento com a democracia e os resultados das urnas nestas eleições.
Regras eleitorais
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o teto de gastos para as campanhas eleitorais em 2022. Este ano os candidatos à presidência podem gastar até 88 milhões de reais no primeiro turno, valor foi reajustado em 26%, acompanhando a inflação.
Ataque às urnas
O general Braga Netto (PL), pré-candidato a vice de Jair Bolsonaro, defendeu em evento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro que não haverá eleições se os votos não forem auditáveis. Conteúdos com notícias falsas sobre o funcionamento da urna eletrônica foram desmentidos pelo Projeto Comprova. Vale ressaltar a urna eletrônica possibilitou o voto de analfabetos no Brasil, um dos diversos avanços que foram possibilitados com o sistema eletrônico de votação.
Liberdade de Expressão
O Relatório Global de Expressão 2021/2022, da Artigo 19, aponta uma piora significativa da liberdade de expressão no Brasil.
Índice de Transparência em Governança Pública
Novo relatório produzido pela Transparência Internacional Brasil revela que nenhum estado brasileiro divulga dados completos sobre uso de emendas parlamentares. Assim como ocorre no âmbito Federal com o chamado Orçamento Secreto, em pelo menos 10 estados brasileiros as informações divulgadas são insuficientes.
0 comentários