“Aquele, porém, que se gloria, glorie-se no Senhor. Porque não é aprovado quem a si mesmo se louva, e sim aquele a quem o Senhor louva”. 2 Coríntios 10:17-18
Campanha Eleitoral 2022
Começou oficialmente na terça-feira, 16, o período de campanha eleitoral. O momento foi marcado pela cerimônia de posse, em Brasília, do ministro Alexandre de Moraes, que passa a assumir a presidência do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O evento contou com a presença de figuras diversas da política brasileira e das instituições e de Estado, e foi mais um ato em defesa da democracia e dos poderes, complementar ao 11 de agosto.
Ato em defesa da democracia
Na última quinta-feira, 11, mais de 7 mil pessoas se reuniram na Faculdade de Direito da USP e nos arredores para um ato em defesa da democracia. As movimentações para o ato começaram há cerca de um ano, a partir de um grupo articulado com o apoio do Pacto pela Democracia, em artigo. Esse foi o mais amplo posicionamento da sociedade civil em defesa do processo eleitoral brasileiro.
Recorde de diversidade
Com o fim do prazo para o registro de candidaturas na última segunda-feira, 15, o TSE divulgou um balanço parcial que mostra que nestas eleições o Brasil deverá ter o maior número de candidaturas de mulheres e de pessoas negras na história das eleições federais. Este podcast analisa a possibilidade da diversidade de candidaturas de fato se materializarem em maior representatividade no poder. Outro fenômeno deste pleito é que candidaturas de policiais militares dispararam e serão a quinta classe profissional mais presente na disputa.
Comitiva da sociedade civil em Washington
Após a visita de representantes de organizações da sociedade civil ao Congresso americano, o Senador Bernie Sanders declarou que vai apresentar uma moção ao Senado alertando sobre os riscos à democracia brasileira e pedindo o rompimento de relações com o governo brasileiro caso o resultado das urnas não seja respeitado. Ainda durante a visita da comitiva, o deputado Jamie Raskin mencionou a possível inclusão do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nas investigações do comitê da Câmara dos Estados Unidos que investiga a invasão ao Capitólio, a partir de informações apresentadas pelas entidades integrantes da comitiva.
Plataformas de candidaturas
Organizações estão reunindo candidaturas comprometidas com agendas importantes para a democracia e a sociedade. A Vote pelo Clima é uma plataforma da Clima de Eleição, com candidaturas engajadas na ação climática. O Voto com Orgulho é um programa da Aliança Nacional LGBTI+ que promove uma plataforma eleitoral com políticas públicas para promoção dos direitos da população LGBTI+ estruturada em cinco cartas-compromissos que podem ser aderidas com a assinatura dos termos.
Guia influenciadores
O InternetLab em parceria com a Redes Cordiais lançou a segunda edição do Guia para Influenciadores Digitais nas Eleições, documento com princípios a serem observados e ferramentas de perguntas e respostas para os influenciadores digitais durante o período eleitoral de 2022.
0 comentários