“A graça seja com todos os que amam a nosso Senhor Jesus Cristo com amor incorruptível”. Efésios 6:24
Dívidas com o poder público
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), responsável pela gestão do principal programa de financiamento de ensino superior do país, o Fies, divulgou dados sobre a quantidade de endividados no período da pandemia. Não é surpresa que, em meio a um dos piores momentos da economia brasileira, os números mostrem que a quantidade de pessoas com dívida aumentou. Em abril de 2019, havia 434,4 mil pessoas com dívida no país. No mesmo período, em 2020, 790 mil. Segundo o FNDE, há 53% de inadimplência (com mais de 90 dias sem pagamento) nos contratos em fase de amortização. No ano passado, eram 47%. Isto porque o número total de contratos também aumentou no período. O órgão publicou recentemente uma resolução que permite a suspensão de parcelas do Fies enquanto houver o estado de calamidade pública por causa do novo coronavírus.
Corona trip’ custou R$ 2 milhões aos cofres públicos
A viagem da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aos Estados Unidos no início de março deste ano custou mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos. É o que apontam dados da Presidência da República e do Ministério das Relações Exteriores (MRE) obtidos pelo Fiquem Sabendo por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).
Hospitais universitários somam 3,4 mil profissionais afastados por Covid-19
Entre casos suspeitos e confirmados, a Covid-19 motivou o afastamento temporário de pelo menos 3,4 mil profissionais de saúde nos 35 hospitais universitários administrados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), entre março e maio.
Exército prepara game on-line para atrair jovens
A informação foi fornecida no Boletim do Exército 24/2020, de 10 de junho de 2020. O objetivo do projeto é “criar impressões positivas sobre o Exército Brasileiro, principalmente nas faixas etárias de 16 a 24 anos”. O jogo será disponibilizado na internet gratuitamente, para até 15 mil jogadores ao mesmo tempo, 24 horas por dia. O documento traz outros detalhes: o game será em primeira pessoa, com gráficos de alta qualidade e os jogadores serão estimulados a cultuarem os valores do Exército e a respeitar regras de engajamento. O inimigo será um país invasor fictício/aliança de países invasores fictícios, e será ambientado em 2025, para evitar desdobramentos ligados ao atual contexto político. Haverá inspiração em jogos como Counter Strike, Fortnite, Arma 3 e Rainbow Six.
Entidades e movimentos sociais em defesa da democracia e da vida
Mais de 60 organizações, entre entidades nacionais, centrais sindicais, movimentos sociais, articulações pró-democracia e organizações não-governamentais lançam, na próxima segunda-feira (29), a campanha “#BrasilpelaDemocracia #BrasilpelaVida”. A ação é uma resposta à situação enfrentada pelo país, que exige a união de todos em defesa da democracia, ameaçada pelo ataque permanente e inconcebível às instituições, à imprensa, ao Estado Democrático de Direito e aos direitos dos cidadãos e cidadãs consagrados na Constituição Federal. As entidades se unem também em defesa da vida, ameaçada pela descoordenação do Governo Federal no combate à pandemia do novo coronavírus, agravando a já crítica situação sanitária e econômica, implicando mais sofrimento a trabalhadoras e trabalhadores, às populações vulneráveis e inviabilizando a sobrevivência de empreendedores, em especial micro e pequenos empresários. Para marcar o lançamento, na próxima segunda, acontece uma grande mobilização nas redes sociais da campanha, com participação das entidades e personalidades, o lançamento do site, que terá espaço para novas adesões, e projeções em pontos icônicos de algumas capitais. A primeira atividade, logo após o lançamento, será a Virada da Democracia, nos dias 4 e 5 de julho – um evento coletivo com dezenas de atividades propostas pelas organizações envolvidas, entre palestras, ações culturais e manifestações virtuais.
0 comentários