“Não deixes de fazer bem a quem o merece, estando em tuas mãos a capacidade de fazê-lo”. Provérbios 3:27
Prefeito ofendido pelo WhatsApp será indenizado
Uma mulher foi condenada a pagar ao prefeito de Frei Inocêncio, José Geraldo de Mattos Bicalho, R$ 5 mil por danos morais, pelo fato de ter proferido ofensas ao político por meio de áudio enviado a um grupo de WhatsApp. A decisão é da 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), que reformou sentença da 3ª Vara Cível da Comarca de Governador Valadares. O prefeito narrou nos autos que à época em que foi vítima das ofensas pessoais ele era candidato à reeleição. No áudio, ele foi chamado de “mentiroso”, “trapaceiro” e “cretino”, o que foi amplamente divulgado na cidade, localizada na região mineira Rio Doce.
Viagem negada
De acordo com o político, o argumento da mulher, ao proferir as injúrias, foi o de estar revoltada com ele, pelo fato de ter negado o financiamento de uma viagem de idosos para uma instância turística, em pleno período eleitoral. Na Justiça, o prefeito afirmou que as palavras proferidas pela mulher extrapolavam o direito de crítica e caracterizavam abuso de direito, por serem ofensivas a sua honra e imagem além de afetarem seus direitos de personalidade, motivo pelo qual deveria ser indenizado por dano moral.
Essa moda vai pegar!
O caso acima abre precedentes e haverá uma enxurrada de processos de prefeitos contra desafetos. Em Iguatu, vai faltar espaço no fórum. Quem viver verá!
36 milhões de brasileiros têm hipertensão, e apenas 50% foram diagnosticados
A hipertensão, ou pressão alta, como é popularmente conhecida, chega a atingir aproximadamente 32% da população brasileira, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. Os idosos são os mais afetados pela doença, uma vez que com o passar dos anos, acontece o processo de envelhecimento que pode resultar no endurecimento dos vasos sanguíneos. Fazer checkups todos os anos, ter uma alimentação saudável e balanceada e praticar exercícios físicos reduzem diversas doenças e melhoram a qualidade de vida. A falta de tratamento da hipertensão pode prejudicar a qualidade de vida do paciente. A longo prazo podem ocorrer desdobramentos graves, como insuficiência cardíaca, acidente vascular encefálico, insuficiência renal, entre outros tantos que podem levar à morte.
Sintomas e controle
Os sintomas variam para cada paciente. Alguns podem sentir dores de cabeça, tonturas, náuseas e outros apresentam sintomas inespecíficos, como mal-estar generalizado, cansaço e indisposição. A primeira medida a ser tomada quando se descobre a doença é mudar seu estilo de vida: diminuir o consumo de sal, adotar uma dieta rica em frutas e vegetais, controlar melhor o peso, iniciar a prática de exercícios físicos, além de usar medicações prescritas. O paciente precisa estar ciente de que, apesar de ser uma doença crônica, pode ser controlada, portanto é altamente contraindicado que as medicações sejam descontinuadas sem orientação médica.
Um LGBTI é assassinada no Brasil a cada 19h
Representantes da comunidade LGBTI denunciaram, nesta semana, em um debate na Câmara dos Deputados, na Comissão de Direitos Humanos (CDH) que, a cada 19 horas, uma pessoa é assassinada no Brasil por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero. A reunião ocorreu em celebração do Dia Internacional de Enfrentamento à LGBTIfobia, lembrado nesta sexta-feira, 17 de maio.
0 comentários