“Abre a boca a favor do mudo, pelo direito de todos os que se acham desamparados”. Provérbios 31:8
Campus Humberto Teixeira – 6 anos
A instalação do Campus Multi-institucional Humberto Teixeira em Iguatu é o maior acontecimento do presente século na região Centro-Sul. Inaugurado em 2015, abriga os campi da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu – FECLI, ligado à Universidade Estadual do Ceará-UECE, da Universidade Regional do Cariri-URCA, e o Centro de Ensino Tecnológico do Ceará- CENTEC.
O campus ocupa área nobre na cidade e sua arquitetura desperta os olhares pela estética e funcionalidade. O prédio servira por décadas à CIDAO – Companhia Industrial de Algodão e Óleo que gerou empregos, renda e riqueza à cidade e à região processando o “ouro branco”, que alavancou a nossa economia e possibilitou, com o advento da estrada de ferro, o desenvolvimento da cidade que hoje é destaque regional e nacional.
Com a chegada do ‘bicudo’, praga que devastou as plantações de algodão, Iguatu sofreu perdas e teve que buscar outras alternativas. No início do século XXI, a cidade despertou para o ensino superior que hoje impulsiona a educação, a cultura, a economia.
Mais de 2.000 alunos são beneficiados com os cursos ali oferecidos: Letras, Física, Matemática, Ciências Biológicas e Pedagogia (FECLI); Direito, Enfermagem, Educação Física e Ciências Econômicas (URCA); Informática – Web design, e Universidade Digital do Trabalho (CENTEC), além de outros cursos EAD.
Vários universitários vêm de cidades vizinhas e de outros estados, a maioria de origem humilde. Milhares já foram diplomados, muitos são os primeiros da família que concluíram o ensino superior, o que estampa a função política e social das instituições públicas instaladas no campus.
Iguatu está se tornando um polo universitário e o campus Humberto Teixeira é referência não só no ensino, pesquisa e extensão, pois suas dependências são palco para eventos diversos que integram a sociedade ao ambiente acadêmico.
O principal vetor de desenvolvimento local e regional deixou de ser o algodão e passou a ser o ensino superior. Em 20 anos, Iguatu triplicou a quantidade de cursos de nível superior ofertados por entidades públicas e privadas.
O desafio do campus Humberto Teixeira agora é ampliar a oferta de cursos, inclusive de pós-graduação (mestrado e doutorado) e a climatização das salas de aula.
Parabéns a todos, autoridades e anônimos, pela luta e pelas conquistas.
Viva o campus Humberto Teixeira!
Viva Iguatu!
0 comentários