“Confia ao SENHOR as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos”. Provérbios 16:3
Três em cada dez projetos de educação no Congresso buscam aumentar número de disciplinas nas escolas
Um estudo sobre a tramitação de pautas no Congresso mostra que três em cada dez projetos de lei em tramitação na Câmara sobre educação básica focam alterações curriculares, com a previsão de inclusão de disciplinas. A educação básica, etapa que vai da creche ao ensino médio, é a que mais mobiliza proposições legislativas. São 73 projetos na Câmara, sendo 21 para inclusão de disciplina.
Unesco: educação ambiental será componente curricular básico até 2025
Mais de 80 ministros e vice-ministros de todo o mundo se comprometeram a adotar a Declaração de Berlim sobre Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), como componente central de todos os sistemas educacionais, em todos os níveis, até 2025.
Esforço no 2º semestre pode recuperar até 40% da perda de aprendizado na pandemia
Os estudantes que concluíram o 2º ano do ensino médio em 2020, quando ocorreu a suspensão das aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19, podem ter chegado à próxima série com proficiência menor em matemática e português. Porém, o estudo realizado pelo Instituto Unibanco e pelo Insper mostra que com esforço para melhorar o ensino ofertado no 2º semestre deste ano, até 40% dessa perda de aprendizado pode ser recuperada.
UNICEF alerta para a importância da escola e os riscos da educação domiciliar
“Transferir exclusivamente para a família o processo de aprendizagem traz prejuízos importantes para crianças e adolescentes. Isso porque a escola é fundamental para garantir o direito à aprendizagem, à socialização e à pluralidade de ideias, além de ser um espaço essencial de proteção de meninas e meninos contra a violência”, explica Ítalo Dutra, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.
‘Nativos digitais’ não sabem buscar conhecimento na internet, diz OCDE
A familiaridade dos adolescentes atuais com a tecnologia, que faz deles nativos digitais, não os torna automaticamente habilitados para compreender e usar de modo eficiente o conhecimento disponível na internet. Pelo contrário, os dados sugerem que eles são, em grande parte, incapazes de compreender nuances ou ambiguidades em textos online, localizar materiais confiáveis em buscas de internet ou em conteúdo de e-mails e redes sociais, avaliar a credibilidade de fontes de informação ou mesmo distinguir fatos de opiniões. Confira na matéria completa as conclusões apresentadas pela OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico.
Com pandemia, acesso à internet vira direito social básico
A pandemia fez com que a percepção dos brasileiros sobre a relação com a internet fosse alterada de maneira significativa, e hoje o acesso à educação digital já é considerado um direito humanitário básico. A conclusão é de uma pesquisa global inédita realizada pela empresa de educação Pearson em parceria com a empresa de pesquisas de mercado americana Morning Consult.
Espionagem
Campanha articulada por dezenas de organizações da rede do Pacto pela Democracia está mobilizando contra a contratação de serviços ilegais de espionagem pelo governo federal. A mobilização pede ao TCU e à Justiça Federal que barrem o processo de licitação que pode destinar R$ 25 milhões dos cofres públicos a esquemas de vigilância e intimidação da sociedade civil brasileira, o que, além de ilícito, é antidemocrático.
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