Obsolescência programada

20/07/2019

Guilherme Sales*

A arte é a melhor maneira de criticar os problemas atuais. Assim surge “Ready Player One” a obra mais famosa de Ernest Cline que narra uma distopia futurista em 2044 e como a sociedade utiliza o “Oasis”, uma realidade virtual, para fugir de todo lixo e poluição, fato que ocorrerá caso a cultura do consumo não pare.

Obsolescência programada é o nome dado à redução da vida útil de aparelhos por intenção do fabricante, assim, visando a lucros futuros na nova compra. Esse fenômeno surgiu com a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1929, que ocorreu pela estocagem de produtos de produtos, pois não havia mercado consumidor.

Segundo o IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, a humanidade anda consumindo 30% a mais do que o planeta é capaz de repor e absorver. Logo, problemas ambientais causados pela extração excessiva de matérias-primas e a liberação irregular de metais pesados surgem, como o aquecimento global e a contaminação de lençóis freáticos.

Dificuldades além de ambientais, como as que já estão acontecendo e que também foram retratadas no livro, aparecem as sociais e psicológicas. A sociedade do consumo impõe padrões de uso que muitas vezes não podem ser atendidos, gerando casos de depressão, “bullying” ou ambos.

Como esse modo de produção não pode ser parado, ele deve ser controlado. Assim, urge que institutos como o IDEC promovam campanhas alertando sobre o consumo consciente e que as leis sobre logística reversa sejam enrijecidas para garantir que as empresas a cumpram.

A obsolescência programada não deve ser tratada como teoria da conspiração. Necessita-se, então, que as medidas citadas sejam aplicadas para que se possa manter a economia aquecida, evitando crises como em 1929 e danos ambientais como os representados no livro de Ernest Cline.

*Aluno do 3º ano da Escola Modelo de IguatuTexto produzido na Oficina de Redação do Professor José Roberto Duart

MAIS Notícias
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)
Elze Lima Verde Rocha Bezerra (1926 – 2025)

José Hilton Lima Verde Montenegro   É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento da prima Elze Lima Verde Rocha Bezerra. Sua partida deixa um vazio imenso em nossos corações e em nossa cidade. Elze foi uma mulher honrada, cuja vida foi marcada por...

Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino
Penha, relicário das saudades do meu tempo de menino

Ivan Lima Verde Março de 2025   Crônica memorialista e sentimental de Ivan Lima Verde, escrita em louvor à Penha e aos 99 anos de Elze Rocha Bezerra.   Apesar de criado e educado na cidade grande de Fortaleza, tenho a alma sertaneja, porque forjada nas...

Cidade Mais Habitável
Cidade Mais Habitável

Paulo Cesar Barreto Arquiteto e Urbanista   O Padre Antônio Vieira, admirável por empregar o dom de sua aguçada oratória em defesa e valorização dos jumentos sertanejos, um exemplo de sublimação ao que praticava São Francisco de Assis, escreveu em seu livro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *